Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Mais da metade dos bares e restaurantes espera ter faturamento maior no fim do ano

o faturamento de outubro foi maior que o faturamento de outubro de 2022

  • de Redação
  • 1 ano atrás
faturamento

A maioria dos bares e restaurantes trabalhou sem lucro em outubro – foram ouvidos 3.190 empreendedores de todo o Brasil. O quadro é de estabilidade: 23% dos bares e restaurantes trabalharam com prejuízo no mês de outubro, índice quase estável em relação à pesquisa anterior – eram 24% em setembro. Outros 36% tiveram lucro e 41% ficaram em equilíbrio, números também estáveis. Os dados são de uma pesquisa nacional realizada pela Abrasel.

Em relação ao faturamento, a pesquisa revela que para 41% dos entrevistados, o faturamento de outubro foi maior que o faturamento de outubro de 2022. Para 39% foi menor e 19% consideraram igual ao mesmo período do ano passado. Já na comparação com setembro de 2023, para 39% dos empresários, o faturamento de outubro foi maior. Para 32% foi menor e para 28% foi igual.

A pesquisa também abordou a questão do pagamento do 13º salário dos funcionários. A boa notícia é que a ampla maioria (81%) dos bares e restaurantes irá pagar o salário extra sem atraso, ou em duas parcelas (71%) ou em parcela única (10%). Apenas 14% terão alguma dificuldade para pagar o 13º no prazo.

“O quadro neste segundo semestre foi de problemas na demanda, com quase um quarto das empresas ainda com muita dificuldade, trabalhando em prejuízo. Nossa expectativa é que o final do ano, com festas e confraternizações, ajude a melhorar esta situação. Vale pontuar que, apesar das dívidas e das dificuldades, a ampla maioria irá pagar o décimo-terceiro em dia. É uma característica das empresas do setor: sempre priorizar o pagamento e o cuidado com os funcionários”, explica Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

O endividamento do setor de alimentação fora do lar também é uma preocupação. Segundo a pesquisa, 39% dos estabelecimentos dizem ter dívidas em atraso. Dentre esses, 73% acumulam débitos relacionados a impostos federais, 48% impostos estaduais, 31% serviços públicos, 29% encargos trabalhistas e 25% devem taxas municipais.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcomportamentoconsumidorconsumocrescimentoestratégiaexpansãoexperiênciafoodserviceinvestimentonegóciosserviços

Conteúdo Relacionado

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

de Redação 19 de maio de 2025

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile