Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Mulheres debatem desafios da liderança no Connection NRA Show 2022

Festival é realizado neste fim de semana pela Mercado&Consumo e pela Gouvêa Foodservice em Itu (SP)

  • de Larissa Féria
  • 3 anos atrás

Lyana Bittencourt, Joicelena Fernandes e Claudia Elisa

Os desafios que executivas mulheres enfrentaram – e ainda enfrentam – no mundo dos negócios foi tema de um painel do Connection NRA Show 2022, evento realizado neste fim de semana em Itu, interior de São Paulo, pela Mercado&Consumo e pela Gouvêa Foodservice. Claudia Elisa, presidente do Conselho de Administração do Grupo Cassol, mentora e palestrante; Joicelena Fernandes, diretora comercial da Cargill Food Service para a América do Sul; e Lyana Bittencourt, sócia-diretora do Grupo Bittencourt, foram as convidadas do painel.

Claudia destacou o fato de que o ESG está em pauta, e um de seus pilares é a diversidade. “Tem havido uma evolução. A presença de mulheres passou de 5% para 14%, ao mesmo tempo e ao todo mundo está mais preocupado em garantir diversidade”, diz.

Mas ela, que já passou por várias empresas como executiva e como conselheira, afirma que, ainda hoje, acontecem situações em que uma mulher dá uma ideia numa reunião e ninguém lhe dá atenção. “Quando um homem dá a mesma ideia, todo mundo acha ótimo”, afirma. A executiva lamenta, ainda, a presença reduzida de mulheres na área de tecnologia.

Engenheira, Joicelena Fernandes contou que começou a carreira no chão de fábrica, num abatedouro de frangos, outro ambiente predominantemente masculino, com pouquíssimas mulheres. Chegou a ouvir que, ali, todos eram criados para formar família e só depois estudar e trabalhar. Foi questionada por não ser casada, mesmo ainda sendo muito jovem.

Em outro momento da carreira, Joicelena estava prestes a ser promovida quando descobriu que estava grávida. “Ouvi numa reunião: ‘A gente precisa resolver como vai tratar esse problema da Joice’. Ouvir isso dói”, relembra.

Ainda assim, para ela, o que ficaram foram os aprendizados. “Tudo o que vivi me fez uma profissional melhor. Fui me capacitando e gabaritando para assumir um cargo de liderança na Cargill. Estou na empresa há um ano da Cargill e é impressionante como a pauta ESG está presente. A meta é que, até 2030, as mulheres ocupem 50% de todas as cadeiras de liderança. No Brasil, já são 34%.”

Lyana contou que, na Bittencourt, a liderança feminina sempre esteve presente – a empresa foi fundada pela mãe dela, Claudia. “A maternidade não pode significar uma obrigação de a mulher ficar em casa. A empresas precisam entender que as mulheres precisam de apoio para estarem lá. Temos que definir estratégias diferentes para esses momentos”, comentou.

Para a executiva, é preciso que as empresas sejam mais humanizadas. “Faço um desafio. Volte para suas empresas e vejam como está a diversidade. Coloquem isso como meta clara da companhia”, disse.

Imagem: Gabrielly Mendes

  • Categories: Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Gestão, Notícias, NRA Show
  • Tags: BrasilConnection NRA Show 2022diversidadeempresasESGestratégiaeventosfoodservicegestãoLiderançamarcasmercadomercado&consumomulheresnegóciosNRANRA Show 2022

Conteúdo Relacionado

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

de Redação 8 de maio de 2025

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

de Redação 8 de maio de 2025

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

de Redação 8 de maio de 2025

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

de Redação 8 de maio de 2025

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

de Larissa Féria 8 de maio de 2025

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

de Luiz Alberto Marinho 8 de maio de 2025

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

de M&C Media Labs 8 de maio de 2025

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

de Redação 8 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile