Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Companhias maduras no uso de dados apresentam maior lucratividade

Estudo da BMC ouviu mais 1100 profissionais de tecnologia de diferentes indústrias em 11 países

  • de Redação
  • 2 anos atrás

A maturidade na utilização de dados resulta na satisfação dos clientes e tem impacto positivo em diferentes áreas. Entre os benefícios, estão o aumento nas vendas, a inovação de produto e o corte de custos.

Essas são algumas das conclusões da pesquisa da S&P Global Market Intelligence – “Profitable Outcomes Linked to Data-Driven Maturity” (em inglês, “Lucratividade Associada à Maturidade no Uso de Dados”) contratada em 2022 pela BMC Software. Ela foi feita com mais de 1.100 profissionais de tecnologia de diferentes indústrias e de 11 países.

A pesquisa avalia a relação entre práticas e o investimento no uso de dados e os resultados baseados na estratégia de DataOps. Segundo o estudo, as organizações passaram a ter noção da importância desse investimento em dados em mais de uma área, como inovação de produto (35% das respondentes), sustentabilidade (43%) e corte de despesas e custos (50%). A maior parte dos entrevistados entende que o maior impacto está diretamente ligado ao aumento das receitas (68%) e a satisfação dos clientes (55%).

A necessidade de extrair maior valor comercial dos dados é clara para as empresas, de acordo com o estudo. Em alguns casos ela até faz parte de uma estratégia de DataOps bem definida, surgindo como uma chave para gerenciar e integrar análises para descobrir novas oportunidades, responder rapidamente a problemas e até mesmo checar os desafios.

“Para as organizações que usam a metodologia DataOps para dar suporte a todas as atividades orientadas por dados, 41% concordam fortemente que sua organização pode aplicar insights orientados por dados para impulsionar os objetivos de negócios, em comparação com apenas 13% dos entrevistados de organizações que não o fazem”, afirma Ram Chakravarti, diretor de tecnologia da BMC.

O envolvimento e a satisfação do cliente são fundamentais para a rentabilidade empresarial no longo prazo e a pesquisa identifica fortes práticas orientadas a dados como um motor destas métricas do cliente. Nos próximos 24 meses, a ênfase na satisfação do cliente continuará a ser uma prioridade máxima para as organizações, uma vez que estas tentam otimizar a utilização dos dados. “Vemos neste estudo que as áreas de maior sucesso com uma visão orientada por dados incluem frequentemente aquelas estreitamente ligadas a rentabilidade e receitas, incluindo o tratamento e a assistência ao cliente a bordo”, finaliza Ram Chakravarti.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BMCdadosdigitalempresasestratégiaestudoinovaçãoinvestimentomarcasmaturidade digitalmercadomercado&consumonegóciospesquisarelatóriotecnologia

Conteúdo Relacionado

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

de Redação 19 de maio de 2025

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile