Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Mulheres debatem desafios da liderança no Connection NRA Show 2022

Festival é realizado neste fim de semana pela Mercado&Consumo e pela Gouvêa Foodservice em Itu (SP)

  • de Larissa Féria
  • 3 anos atrás

Lyana Bittencourt, Joicelena Fernandes e Claudia Elisa

Os desafios que executivas mulheres enfrentaram – e ainda enfrentam – no mundo dos negócios foi tema de um painel do Connection NRA Show 2022, evento realizado neste fim de semana em Itu, interior de São Paulo, pela Mercado&Consumo e pela Gouvêa Foodservice. Claudia Elisa, presidente do Conselho de Administração do Grupo Cassol, mentora e palestrante; Joicelena Fernandes, diretora comercial da Cargill Food Service para a América do Sul; e Lyana Bittencourt, sócia-diretora do Grupo Bittencourt, foram as convidadas do painel.

Claudia destacou o fato de que o ESG está em pauta, e um de seus pilares é a diversidade. “Tem havido uma evolução. A presença de mulheres passou de 5% para 14%, ao mesmo tempo e ao todo mundo está mais preocupado em garantir diversidade”, diz.

Mas ela, que já passou por várias empresas como executiva e como conselheira, afirma que, ainda hoje, acontecem situações em que uma mulher dá uma ideia numa reunião e ninguém lhe dá atenção. “Quando um homem dá a mesma ideia, todo mundo acha ótimo”, afirma. A executiva lamenta, ainda, a presença reduzida de mulheres na área de tecnologia.

Engenheira, Joicelena Fernandes contou que começou a carreira no chão de fábrica, num abatedouro de frangos, outro ambiente predominantemente masculino, com pouquíssimas mulheres. Chegou a ouvir que, ali, todos eram criados para formar família e só depois estudar e trabalhar. Foi questionada por não ser casada, mesmo ainda sendo muito jovem.

Em outro momento da carreira, Joicelena estava prestes a ser promovida quando descobriu que estava grávida. “Ouvi numa reunião: ‘A gente precisa resolver como vai tratar esse problema da Joice’. Ouvir isso dói”, relembra.

Ainda assim, para ela, o que ficaram foram os aprendizados. “Tudo o que vivi me fez uma profissional melhor. Fui me capacitando e gabaritando para assumir um cargo de liderança na Cargill. Estou na empresa há um ano da Cargill e é impressionante como a pauta ESG está presente. A meta é que, até 2030, as mulheres ocupem 50% de todas as cadeiras de liderança. No Brasil, já são 34%.”

Lyana contou que, na Bittencourt, a liderança feminina sempre esteve presente – a empresa foi fundada pela mãe dela, Claudia. “A maternidade não pode significar uma obrigação de a mulher ficar em casa. A empresas precisam entender que as mulheres precisam de apoio para estarem lá. Temos que definir estratégias diferentes para esses momentos”, comentou.

Para a executiva, é preciso que as empresas sejam mais humanizadas. “Faço um desafio. Volte para suas empresas e vejam como está a diversidade. Coloquem isso como meta clara da companhia”, disse.

Imagem: Gabrielly Mendes

  • Categories: Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Gestão, Notícias, NRA Show
  • Tags: BrasilConnection NRA Show 2022diversidadeempresasESGestratégiaeventosfoodservicegestãoLiderançamarcasmercadomercado&consumomulheresnegóciosNRANRA Show 2022

Conteúdo Relacionado

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

de Redação 19 de maio de 2025

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

de Redação 19 de maio de 2025

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

de Redação 19 de maio de 2025

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

de Redação 19 de maio de 2025

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile