PayPal demitirá 2 mil funcionários para reduzir custos frente a mercado volátil

Segundo o CEO, apesar do progresso no redimensionamento da estrutura de custos, há 'mais trabalho a ser feito'

PayPal demitirá 2 mil funcionários para reduzir custos frente a mercado volátil

A PayPal deve demitir 2 mil funcionários, cerca de 7% da sua força de trabalho, afirmou hoje o chefe-executivo Dan Schulman. Segundo ele, apesar da empresa ter feito progresso em redimensionar sua estrutura de custos, ainda há “mais trabalho a ser feito”.

Com o anúncio, os papéis da empresa encerraram em alta o pregão em Nova York, subindo 2,32% no final da tarde.

A PayPal se tornou a mais nova companhia de fintech a cortar custos frente a altas taxas de juros e um mercado volátil. Além disso, novos serviços de pagamento digital estão ameaçando sua participação no mercado. No último mês, o Wall Street Journal reportou que Wells Fargo, Bank of America e outros grandes bancos estão construindo carteiras digitais para compras online.

Na próxima semana, a PayPal deve lançar seu balanço corporativo do trimestre encerrado em dezembro de 2022. Os resultados serão divulgados no dia 09 de fevereiro.

Demissões em massa

A onda de demissões em massa tem sido forte em várias empresas de tecnologia nas últimas semanas. Empresas como Google, Microsoft, Meta, Amazon e Twitter, conhecidas como “big techs”, dispensaram milhares de funcionários recentemente.

A Alphabet, controladora do Google, disse que planeja eliminar 12 mil empregos, reduzindo seu quadro de funcionários em 6%, no maior corte de vagas da história da empresa num momento de perspectiva econômica mais sombria. Os cortes ocorrerão em todas as unidades e mercados da Alphabet, embora algumas áreas, como as de recrutamento e projetos fora de negócios estratégicos, devam ser mais afetadas, segundo a empresa.

A Microsoft anunciou em janeiro a demissão de 10 mil funcionários em todo o mundo, 5% do quadro global de trabalhadores. As demissões serão comunicadas até o dia 31 de março e a empresa se comprometeu a dar um aviso prévio de, pelo menos, 60 dias para todas as pessoas afetadas pelo corte e benefícios como plano de saúde e rendimentos de ações por seis meses. Em julho de 2022, a Microsoft já havia demitido cerca de 1,8 mil funcionários – equivalente a 1% da empresa.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile