A 27ª Intermodal South America teve seu pontapé inicial dado nesta terça, no São Paulo Expo, na capital paulista. Novidade nesta edição da feira, o Interlog Summit conectou os temas mais atuais e os desafios do setor através da junção de dois congressos completos: a XXVI Conferência Nacional de Logística, com curadoria da Abralog, e o 1º Congresso Intermodal South America. O objetivo da organização do evento é interligar os debates de toda a cadeia logística.
Agronegócio
O agronegócio foi o tema escolhido para a abertura do 1º Congresso Intermodal South America. Os desafios e as novas fronteiras para o escoamento de granéis agrícolas foram os pontos centrais do debate. O painel foi mediado por Adalberto Tokarski, ex-diretor geral da Antaq, e contou com a participação de Edeon Vaz Ferreira, diretor-executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso; Flávio T. Acatauassú Nunes, presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT); Gustavo Spadotti Amaral Castro, chefe-geral da Embrapa Territorial e Luís Fernando Resano, diretor executivo da Associação Brasileira de Cabotagem (ABAC).
Durante a conversa, o chefe geral da Embrapa Territorial apresentou a ferramenta de inteligência territorial do órgão, que permite a tomada de decisões inteligentes por meio de dados de macrologística, especialmente para o Arco Norte, região de alta importância para o escoamento de grãos. O sistema mostra a variação da produção, projeta cenários, analisa as regiões com maior concentração de produções, avalia o escoamento, entre outros. De acordo com Spadotti, a ferramenta é essencial para a priorização de obras e investimentos.
Os gargalos encontrados para o escoamento também foram amplamente debatidos pelos painelistas, que citam a necessidade de construção e revitalização de rodovias, bem como a implantação da ferrovia Grão-Pará para oxigenar as rotas. Edeon Vaz Ferreira listou a dragagem em rios, o orçamento para investimentos e a capacidade de armazenagem como os principais gargalos a serem trabalhados. O amplo potencial das hidrovias brasileiras e da cabotagem para o transporte de grãos também marcaram o painel.
Portos
A infraestrutura portuária também foi um dos temas debatidos nesse primeiro dia de evento. Participaram do painel: Cleantho de Paiva Leite Filho, CEO de Terminal Química Puerto México – Grupo Braskem; Ilson Hulle, presidente – Porto de Vitória; Jesualdo Conceição da Silva, diretor-presidente – ABTP – Associação Brasileira dos Terminais Portuários e Angelino Caputo, diretor executivo – ABTRA. A mediação ficou por conta de José Vitor Mamede, diretor executivo – JVM Consultoria Empresarial.
Um dos destaques do painel foi a nova gestão do Porto de Vitória, Espírito Santo, assumida pela iniciativa privada em setembro de 2022. Ilson Hulle, presidente do porto, explicou que o novo modelo de administração favoreceu novos contratos e atendeu a uma demanda represada de investidores com interesse na região. “Percebemos muitos investidores com intenção de atuar no Porto de Vitória, porém, a burocratização pública impedia os avanços. Agora estamos atendendo esse público”, explica. O porto realizou também uma parceria com a VLI para investimento em malha ferroviária, com o objetivo de aprimorar o escoamento. Esse novo momento do Porto de Vitória, administrado pela Vports, será celebrado com uma nova identidade visual da marca, que será lançada nesta quarta-feira no estande da empresa na Intermodal South America.
O painel debateu também os desafios e os avanços dos portos públicos, a implantação e interligação da malha ferroviária aos outros modais, tecnologias para aumento de capacidade e projetos sustentáveis que considerem as eventuais alterações causadas por mudanças climáticas.
Selo de Mobilidade Segura
A Conferência Nacional de Logística, promovida pela Abralog, com apoio da Intermodal, chega a sua XXVI edição, em 2023. O evento é referência para as necessidades e tendências logísticas das empresas e também em relação às soluções que o segmento demanda em seu dia a dia, afinal, a logística tem forte protagonismo no desenvolvimento econômico brasileiro.
Logo na abertura da XXVI Conferência Nacional de Logística, foi lançado o Selo de Mobilidade Segura, um programa de certificação desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, com o apoio da CNT e SEST SENAT. Voltado a fortalecer os processos de segurança viária a fim de reduzir a mortalidade no trânsito, o Selo promove o comprometimento com a qualidade dos serviços oferecidos e a gestão do transporte. Participaram do lançamento a diretora-executiva nacional SEST SENAT, Nicole Goulart e o CEO do Observatório, Paulo Guimarães.
Já o senador Wellington Fagundes, presidente da Frenlogi, falou sobre os desafios da modernização da malha, além da necessidade de revisão e renovação dos contratos de concessão para garantir a segurança e continuidade do processo.
Roberto Oliva, do Conselho Deliberativo da ABTP – Associação Brasileira dos Terminais Portuários, ressaltou a importância de se olhar para a manutenção da infraestrutura no país como política de Estado, independente do candidato que vença uma eleição para haver a segurança jurídica necessária para os investimentos e, ao mesmo tempo, a independência das agências reguladoras.
O deputado Edinho Bez, diretor de Relações Institucionais da Frenlogi, afirmou que o Brasil ainda é o melhor país para se investir, mas que esse investimento realmente depende de segurança jurídica. “Os investimentos são de longo prazo, assim como as regras precisam ser”, comentou. No que Fernando Simões Paes, diretor executivo da ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários concordou e completou: “o Estado precisa ser, às vezes, o indutor desse processo de renovação”.
Cases de sucesso na Intermodal
A G2L, empresa fundada em 2018, por um processo de empreendedorismo da Gerdau, nasceu com a proposta de se tornar o melhor operador logístico digital do país, oferecendo serviços sustentáveis, soluções seguras e com foco no cliente. Os executivos da empresa, Marcelo Tavares e Ricardo Daizortto, participaram do evento para contar este case de colaboração na integração de fluxos logísticos.
Outro case de sucesso apresentado no Interlog Summit foi o da A.P. Moller Maersk, que falou sobre o primeiro terminal de contêineres dentro da cidade de São Paulo. Inaugurado em março de 2022, o terminal se encontra em uma área central da cidade, no bairro da Água Branca, de onde opera uma linha ferroviária de cargas integrado ao modal rodoviário, e ainda realiza a movimentação de contêineres, armazenagem, serviços depot e cross docking.
Segundo os palestrantes, a tendência do mercado em migrar o transporte para modais mais sustentáveis em termos de emissões, já apresentou resultados em apenas um ano de operações do terminal. O resultado: 3 mil contêineres movimentados em um ano, redução de 150 toneladas de emissões de CO2, nenhuma avaria ou sinistro, nível de entrega (OTD) de 95% e, ainda, redução de custos. Participaram dessa apresentação Fernando Camargo, Head of Landside Transportation – A.P. Moller Maersk e Igor Sotcker, Logistics Solution Manager – A.P. Moller Maersk.
Encerrando o primeiro dia do evento foram abordadas as tecnologias e fontes alternativas de energia para o transporte, painel em que os convidados falaram sobre o estágio atual e aonde se pode chegar.
Imagem: Shutterstock e divulgação