A Piracanjuba, em parceria com a Associação Mães da Sé, expande sua campanha “Desaparecidos”, que usa Inteligência Artificial (IA) para atualizar imagens de pessoas desaparecidas e estampá-las em embalagens de leite.
Criada pela agência Ampfy, a ação ganha uma nova fase, inclui mais 50 imagens e se estende a outros produtos do Grupo Piracanjuba.
A campanha, lançada em outubro de 2024, já exibiu 19 imagens atualizadas nas embalagens de quatro tipos de leite Piracanjuba: Integral, Desnatado, Semidesnatado e Zero Lactose.
Com a ampliação, as imagens também passarão a ser divulgadas nas embalagens de leite em pó da Piracanjuba, além de serem incorporadas aos produtos da marca LeitBom, também do Grupo Piracanjuba. Os leites UHT Integral, Semidesnatado e Desnatado da LeitBom passarão a veicular fotos de desaparecidos.
A IA, combinada com o trabalho do artista digital Hidreley Dião, recria retratos antigos, mostrando como essas pessoas poderiam estar hoje.
Impacto e resultados
Desde o início do projeto com a Piracanjuba, oito desaparecidos foram encontrados. Embora não estivessem entre os estampados nas caixas, a visibilidade gerada aumentou os atendimentos da Mães da Sé, que recebe pistas e pedidos de ajuda de famílias em busca de parentes.
“Cada novo rosto estampado nas caixas de leite representa uma esperança renovada para as milhares de famílias que aguardam ansiosamente pelo reencontro com seus entes queridos. É um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser usada a favor de uma causa tão importante e urgente”, afirma Ivanise Esperidião da Silva, fundadora e presidente da Mães da Sé.
IA e alcance nacional
Em 2023, o Brasil registrou 80.317 casos de desaparecimento. A Piracanjuba, presente em 90,2% dos lares brasileiros, usa sua distribuição massiva para ampliar as buscas. “Com a ampliação da campanha, esperamos alcançar um público ainda maior e contribuir para que mais famílias tenham a esperança de reencontrar seus entes queridos. Isso está alinhado ao nosso propósito, que é o cuidado que alimenta a vida”, destaca Lisiane Campos, diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba. Mais informações e detalhes dos casos podem ser acessados no site.
Imagem: Divulgação