Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Artigos

Hábito de Consumo do Brasileiro em Restaurantes Mudou

  • de Eduardo Yamashita
  • 8 anos atrás

Abstract bokeh and blur coffee shop cafe and restaurant interior for background - Vintage Filter

O cenário econômico desafiador dos últimos 2 anos impactou os hábitos de consumo dos brasileiros, que passaram a fazer escolhas mais racionais e usar mais promoções nas suas refeições fora do lar, segundo a pesquisa CREST realizada pela GS&Inteligência, que entrevista 72 mil consumidores por ano no Brasil.

A pesquisa aponta que os brasileiros continuam frequentando os restaurantes em todo o Brasil, porém passaram a priorizar as refeições mais importantes na sua percepção, ou seja, eles priorizam o almoço e lanche da tarde principalmente durante os dias da semana, e passam a consumir menos nas refeições periféricas do dia, como o café da manhã e o lanche da manhã, e nas refeições de entretenimento no final do dia e aos finais de semana.

Outro aspecto interessante foi o aumento no uso de promoções nas refeições, que cresceu +6% na comparação do ano móvel de Mar/17 x Mar/16. Quando falamos em promoções, estamos nos referindo a cupons de desconto, campanhas compre 1 leve 2, combos, compre uma refeição ganhe um refrigerante, entre outros. 

Reforçando a tendência de racionalização, os consumidores têm dado preferência aos restaurantes que oferecem a oferta certa para um certo momento de consumo, ou seja, os consumidores não querem errar e continuam a frequentar aqueles restaurantes que oferecem a melhor relação entre conveniência, produto, preço, promoção e experiência para o momento de consumo em questão.

Quer um exemplo? Os consumidores continuam frequentando as padarias durante a manhã, mas há uma queda de mais de 30% no tráfego (se considerarmos o ano móvel de Mar/17 x Mar/16) de pessoas nas padarias na hora do almoço, uma vez que esses tipo de estabelecimento não oferece uma boa oferta de valor para os consumidores nesse momento do dia.

As tendências e mudanças no comportamento de consumo como a maior racionalização que vimos em 2016 continuam presentes em 2017, mas estão atenuadas. No curto prazo é importante que os restaurantes repensem a sua oferta de valor para os momentos de consumo nos quais são reconhecidos, a padaria durante a manhã ou um restaurante por quilo na hora do almoço, mas no médio prazo, a diversificação desses momentos de consumo é que garantirá o crescimento de vendas para esses estabelecimentos.

 

 

  • Categories: Artigos, Destaque do dia, Foodservice, Inteligência de mercado
  • Tags: CREST

Conteúdo Relacionado

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

de Larissa Féria 9 de maio de 2025

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

de Lyana Bittencourt 9 de maio de 2025

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

de Caio Camargo 9 de maio de 2025

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

de Redação 9 de maio de 2025

McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

de Redação 8 de maio de 2025

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

de Redação 8 de maio de 2025

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

de Larissa Féria 8 de maio de 2025

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

de Luiz Alberto Marinho 8 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile