Franquias oferecem test-drive para novos franqueados

 

O famoso Test Drive que muitas concessionárias de veículos fazem para que os compradores possam testar o carro que desejam comprar, também está disponível em oportunidades de negócios, como em algumas franquias profissionais. Mudar de vida e comprar uma franquia é uma decisão importante, que requer muita pesquisa e cuidados. Então, por que não passar um dia operando aquele negócio antes de decidir se é isso mesmo que as pessoas desejam para os próximos anos de suas vidas?

 

O Test Drive normalmente é um dia onde o candidato à franquia acompanhe todos os processos do negócio, desde o horário de abertura, até o fechamento da loja. Ele acompanha a abertura do caixa, a limpeza, eventual contagem de estoque, preparação de tudo o que vai ser vendido, até a prospecção de clientes. Tudo isso para ter certeza de que realmente quer ter essa rotina diária de trabalho, se resolver comprar a franquia.

 

Na Dídio Pizza, o Test Drive serve para que o candidato selecione a franquia que deseja e não o contrário. O franqueado da unidade Parque São Domingos, em São Paulo, Fernando Henrique Cabral, conta que no dia em que fez o test drive, o que mais chamou sua atenção foram os processos de produção da cozinha para atender os pedidos. Segundo ele, a prática do dia-a-dia do negócio o encantou. “Antes de me tornar franqueado eu era bancário e procurei bastante por uma franquia, estudei várias propostas, mas até então, não tinha visto na prática o que era a rotina de uma pizzaria. Gostei de ver como é feito o pedido da pizza através de uma central, montagem da pizza, sua padronização e também a verificação do atendente se a pizza está dentro do padrão e de acordo com o pedido do cliente e controle do estoque”, conta. Cabral ainda conta que o Test Drive fez toda a diferença na tomada de decisão pela franquia, pois se sentiu muito mais seguro.

Quem também se sentiu mais seguro para abrir uma unidade após ter feito o Test Drive foi Cheong Kuo Cheng, que está prestes a abrir sua primeira unidade da Ortodontic Center. Quando decidiu que havia chegado a hora de ter seu próprio negócio, Cheong pesquisou e participou de um evento de apresentação da rede. “Fui até Londrina, onde fica a sede da empresa franqueadora, para fazer o Test Drive em uma de suas unidades próprias. Conheci toda a operação, vi toda a rotina de trabalho de um dia na clínica, principalmente a gestão, a captação de clientes. Depois desse dia, tive certeza de que queria a franquia”, explica.

Para os franqueadores das duas redes – Elídio Biazini (Dídio Pizza) e Fernando Massi (Ortodontic Center) – é um direito do candidato à franquia conhecer o negócio antes de realizar um investimento que normalmente é para a vida inteira. E ambos concordam e orientam quem deseja abrir uma franquia, a solicitar o Test Drive para o franqueador antes de assinar o contrato. Afinal, segundo eles, quem é transparente e entrega realmente o que vende, não tem nada a temer.

Fonte: Agência IN

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