Smart Break recebe aporte financeiro de R$ 36 milhões liderado pelo Headline FIP

Rede de micromercados autônomos prevê dobrar o volume de inaugurações com a chegada do aporte e chegar a 1.500 em 18 meses

Smart Break

Rodrigo Colas, CEO da Smart Break, e Romero Rodrigues, head de venture capital. Foto: Leonardo Rodrigues

A Smart Break, startup de micromercados autônomos, recebeu o aporte de R$ 36 milhões em sua mais recente rodada de investimento. Toda a movimentação foi liderada pela venture capital Headline FIP (Fundos de Investimentos em Participações), parceria entre Headline Global e Xp Asset. Ao todo, o Headline investiu R$ 30 milhões e os outros R$ 6 milhões foram do UVC Investimento, fundo do Grupo Ultra, e atuais investidores

Atualmente, a rede é uma das maiores no setor de mercados autônomos, com 400 lojas próprias na cidade de São Paulo e região metropolitana. De acordo com dados da própria Smart Break, são atendidas ao menos 250 mil pessoas por mês com todas as unidades somadas.

A companhia, que surgiu para substituir as vending machines, começou a operar com 70 lojas em prédios comerciais e passou por uma transformação em 2020. Com a pandemia, a Smart Break teve de pivotar o negócio e decidiu investir na instalação dos micromercados em condomínios residenciais.

O CEO da Smart Break, Rodrigo Colas, ressaltou que ao mudar o foco para o residencial isto impacta em muita coisa. “Desde o mix de produtos oferecidos em uma loja corporativa e uma residencial, até o preço e a abordagem com o síndico é completamente diferente”, explicou.

Hoje, 60% da operação da empresa está concentrada no setor residencial e outros 40% no comercial. “Nos últimos 25 anos vimos o varejo se transformar. O que era sobre preço, evoluiu para comodidade e estar mais perto do consumidor se tornou primordial”, destacou Colas. Com um ritmo atual de 30 inaugurações por mês, a Smart Break prevê dobrar o volume de inaugurações com a chegada do aporte. Ao todo, a companhia planeja que após um ano e meio sejam mais de 1.500 lojas.

O executivo ainda ressaltou que a startup está focada em investir em tecnologia para entender cada vez mais os desejos do consumidor. “Acreditamos que estamos mais preparados para crescer na mesma velocidade que o mercado demanda, e guiados pelo objetivo de oferecer a melhor experiência de compra e cada vez mais comodidade aos clientes”, destaca.

Headline

Por trás da operação do grupo está um velho conhecido do varejo, Romero Rodrigues, um dos fundadores do Buscapé. Com mais de 12 mil cotistas, a joint venture é o maior FIP do Brasil em número de cotista.

Sob a gestão de Rodrigues, o grupo tem como principal foco investir em startups em estágio inicial e adquirir participações minoritárias, entre 15% e 20%. Entre os setores de interesse para investimento estão os softwares, e-commerce, varejo, educação, saúde e ESG. Este foi o primeiro investimento do portfólio de 20 a 25 empresas planejado pelo fundo.

Imagem: Divulgação

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