Vaivém do mercado: BIC, Adyen, Zendesk e mais empresas movimentaram a semana

A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações no corpo diretivo de empresas no Brasil

empresas

Bruna Russo, nova Head de Recursos Humanos para Brasil e Argentina da BIC

Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, a Zendesk anunciou seu novo CTO para América Latina; a BIC confirmou a chegada de sua nova head de Recursos Humanos para Brasil e Argentina; e a Adyen contratou sua nova vice-presidente de Recursos Humanos.

Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:

Zendesk

A empresa de software e experiência do cliente Zendesk confirmou a chegada de Walter Hilderbrandi (foto) para o cargo de Chief Technology Officer (CTO) para a região da América Latina. “Estou muito feliz em me juntar à Zendesk em um dos momentos mais emocionantes da digitalização da sociedade”, destacou Hilderbrandi.

O executivo tem mais de 23 anos de experiência no setor de tecnologia, sendo 10 atuando especificamente com experiência do cliente (CX). Hilderbrandi tem passagens pela Oracle, EY, IG/Brasil Telecom, Netshoes, entre outras. Em sua nova posição, responderá à Adrian McDermott, CTO global, para garantir que os produtos da empresa estejam alinhados às tendências de mercado e na vanguarda de inovação em CX.

“Após dois anos de adaptação, a experiência do cliente se tornou mais importante e necessária do que nunca para que empresas de todos os tipos construam um negócio mais sólido e promissor. Procuraremos apoiá-las na medida certa com as transformações em ferramentas, processos e cultura”, afirma o novo CTO.

BIC

A BIC segue com seu processo de transformação e inovação dentro da empresa.  Com foco na formação de um time coeso, a companhia anunciou a contratação de Bruna Russo para o cargo de head de Recursos Humanos nas filiais brasileira e argentina. Bruna chega com a missão de apoiar o desenvolvimento do novo modelo de cluster BRAR (Brasil e Argentina).

“A BIC é uma paixão antiga e estou muito feliz em começar essa jornada. Tenho conversado com muitas pessoas e as falas são sempre de orgulho em pertencer e engajamento com a BIC, o que só reforça que tomei a decisão certa em me juntar ao time”, diz a executiva.

Bruna é formada em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e possui pós-graduação em modelo de gestão estratégica de pessoas pela Fundação Instituto de Administração. Ao todo, a executiva soma mais de 14 anos de experiência no ramo com passagens por empresas multinacionais e nacionais dos setores de higiene pessoal, alimentos, bebidas e energia.

Adyen

A Adyen, empresa de tecnologia de pagamentos, anunciou a chegada de Silvia Zwi como vice-presidente de Recursos Humanos para a América Latina. Sua principal missão no novo cargo, de acordo com a nota da empresa, será a contribuição com o crescimento dos negócios na região.

“Quero não só ajudar a Adyen a ganhar eficiência na gestão de pessoas, mas especialmente atrair talentos e garantir que a empresa continue sendo referência pela qualidade do ambiente de trabalho e pelas oportunidades de desenvolvimento de seus profissionais”, explica Silvia.

A executiva tem quase 30 anos de experiência em gestão de Recursos Humanos, tendo passagens por grandes empresas como Eaton, Renault, International Paper, BP e CPFL Energia. Silvia é formada em educação pela Unicamp e cursou pós-graduação em diversos processos de RH. A chegada de Silvia consolida a presença feminina na alta liderança, que já é composta 50% por mulheres no Brasil.

Merqueo

O Merqueo, aplicativo de supermercado 100% online, anunciou Saulo Brazil como country manager para a operação brasileira. Com operações no País desde julho de 2021, o app já aumentou em 30 vezes o número de usuários, e a chegada do novo executivo pretende dar continuidade ao crescimento e expandir as operações para outras cidade e estados.

Segundo a empresa, ainda no primeiro semestre, o Merqueo passará a atuar em Curitiba, Campinas e Rio de Janeiro e, até o final do ano, já estará operando em outras cidades das regiões Sul e Sudeste do país.

“É um grande desafio e uma honra dirigir a terceira grande operação do Merqueo na América Latina. Compras de supermercado representam mais de 40% do varejo no Brasil e ainda possuem baixíssima presença online”, destaca o executivo.

Saulo Brazil é graduado em economia pela Universidade do Rio de Janeiro, e com MBA em administração e gestão de negócios pela FIA/USP Business School. Brazil tem uma trajetória de mais de 18 anos nos setores de varejo e tecnologia, e acumula experiência nas áreas de logística, operação de marketplaces e digitalização de varejistas. Ele também passou por grandes empresas como Shell e BRMalls.

Sindiatacadista (DF)

A nova diretoria do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF), presidida por Álvaro Silveira Júnior, tomou posse nesta quarta-feira, 30. O evento aconteceu em Águas Claras (DF) e contou com a presença dos associados, autoridades públicas e líderes sindicais.

Considerado um dos sindicatos mais importantes da economia local, a entidade representa uma categoria que vai do setor alimentício até o de material de construção, drogas e medicamentos, somando mais de 400 empresas no Distrito Federal.

“Queremos dar sequência à excelente gestão do companheiro Gomide, vamos continuar a luta em prol dos interesses das empresas atacadistas do DF, muitas das quais consideradas os maiores contribuintes e geradores de emprego da nossa cidade. Agradeço a confiança dos atacadistas e me comprometo a honrar a escolha da categoria”, afirmou o presidente.

Álvaro Jr é formado em administração pelo Uniceub, e possui especialização em Vendas na Willianson College of Business Administration, em Youngstown State University e atua nos ramos farmacêutico e imobiliário. Presidiu de 2013 a 2016, a Câmara de Dirigentes Lojistas e, atualmente, é diretor do Sincofarma-DF e um dos vice-presidentes da Fecomércio-DF e do Codese-DF.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile