A Restaurant Show será realizada de 18 a 21 de maio em Chicago. No dia 27 de março, como parte da programação de aquecimento, foi promovido o webinar homônimo a esse artigo pela National Restaurant Show. Tive a oportunidade de representar o Brasil, ao lado da Ingrid Devisate cofounder vice-presidente executiva do Instituto Foodservice Brasil (IFB). Confira o conteúdo gravado neste link.
Mais uma vez, a Gouvêa Foodservice é a parceira internacional credenciada pelo evento e promove uma delegação com cerca de 70 participantes, não só do Brasil, como Chile e Portugal. A keynote session deste ano, no evento, será com José Andrés, chef, restaurador e humanitário.
Andres explorará a profunda influência que os alimentos podem ter nas comunidades e como sua própria jornada culinária se entrelaçou com seus esforços filantrópicos. Portanto, uma bandeira forte de ESG, assim, para nós foi uma honra contribuir com a visão das melhores práticas implementadas no Brasil.
Ingrid iniciou compartilhando que o Brasil é o 4º maior produtor de alimentos do mundo, o 10º em perdas e desperdícios de alimentos e é responsável pelo descarte diário de cerca de 41 mil toneladas de alimentos por dia. Isso representa US$ 2,4 bilhões em perda e poderia alimentar, com 3 refeições por dia 19 milhões de pessoas, algo extremamente importante em um País em que 33 milhões de pessoas não tem acesso a alimentação adequada, segundo o Inquérito Nacional Brasil, da Embrapa, 2022.
Grandes empresas como Ambev, JBS, Mc Donald´s e Martin Brower engajam-se em ações de estruturação de políticas para doações de alimentos, agora amparados pela legislação que tornou esse movimento possível, gerando impacto social mais do que necessário para pessoas que vivem a insegurança alimentar como uma realidade.
Eu apresentei uma coleção de cases para dividir nosso olhar sobre as melhores práticas que podem inspirar donos de negócios no mundo todo, iniciando com o restaurante Corruleta, do chef César Costa, destacado pelos diferenciais de sustentabilidade, especialmente pela arquitetura, manejo dos ingredientes e o seu comprometimento com uma gestão complemente sustentável.
Outro tópico foi o acesso à energia solar, que antes era possível somente a partir da implementação de placas nos telhados, atualmente é possível fazer a aquisição através de usinas fotovoltaicas, permitindo uma redução na conta de energia na faixa de 35%. Inacessível? Não. Já está implementado pelo Restaurante Nino, em São Paulo, Casa de Tereza, em Salvador, e em algumas unidades do McDonald´s em um processo de avaliação piloto, além de tantos outros.
A correta coleta do óleo de fritura, por empresa que produzem biodiesel tornam o combustível disponível e aplicável a frotas, evitando que mares e rios sejam impactados, gerando um movimento virtuoso em relação a esse resíduo tão nocivo ao meio ambiente.
A empresa Musa foi destaque por oferecer mais do que um aplicativo, mas um circuito completo que envolve implementação, treinamento, parceiros para a transformação de produtos e, principalmente, dados e certificação. Os dados resultantes dessa coleta permitem aos restaurantes tomarem ações específicas e conscientes que podem ser determinadas a partir de metas de redução, mas de gestão sobre aceitação de cardápio, tamanho das porções e qualidade dos produtos.
Um grande destaque foi para o rooftop verde do Shopping Eldorado, que, desde 2012, separa os resíduos orgânicos dos pratos dos clientes ou oriundos de sobras das operações, leva para uma usina interna de transformação e gera uma rica matéria orgânica, que permite o plantio de verduras. Estas são doadas aos funcionários do complexo. Redução do impacto com o transporte de resíduos, redução da conta de energia por conta da menor demanda de ar-condicionado, já que o telhado verde deixa o prédio menos aquecido no verão e excelente por contribuir com o acesso dos funcionários a alimentos saudáveis.
O Rock in Rio 2022 foi destaque pela qualidade da organização pró-captação de plásticos resultantes majoritariamente do uso de copos durante o evento. O risco de contaminação ambiental era altíssimo. Em 5 dias, são 700 mil pessoas juntas. Em uma ação conjunta entre Braskem, Heineken, Coca Cola, Rock in Rio e Natura houve um maciço estímulo para que as pessoas fossem aos pontos de coletas com os copos. Quem participou ganhou pontos e prêmios. Todos os resíduos foram transformados em 2 milhões de tampas do perfume KaiK.
A resale (revenda), tendência forte em roupas e acessórios, altamente debatida na NRF 2024, ganhou força no ramo de equipamentos e mobiliários para bares, restaurantes e outros negócios de alimentação, sendo sublinhada como algo inteligente para redução de custos dos investimentos, mas, principalmente, por terem surgido empresas especialistas, que, inclusive, oferecem garantia aos clientes.
Por fim, fechamos com o exemplo da Chocolatria, uma confeitaria autoral que decidiu relançar um produto superamado pelos paulistanos (o sonho), porém, com o atendimento exclusivo sob encomenda. Tudo para assegurar que a combinação tempo e ingredientes investidos sejam recompensados com 100% de consumo, reduzindo qualquer impacto ambiental gerado pelo desperdício.
Visão, consciência e educação juntos fazem a diferença para a evolução do nosso mercado. Novas fontes energéticas, especialmente oriundas da reciclagem (como o biodiesel) ou renováveis que permitem entregar custos mais competitivos para essa utility. Todo pequeno esforço conta em um contexto de comprometimento com a sustentabilidade.
O cliente segue pressionado pelo seu poder de compra deteriorado pela inflação. Isso é global. Porém, não podemos adiar a implementação de ações efetivas. Esse é o momento da indústria de bares e restaurantes pressionar o seu ecossistema para reduzir o impacto ambiental. Sejam fornecedores, grandes eventos, locadores de espaços, como shopping centers, entre outros.
Vamos transformar!
Nota: Entre os dias 15 e 21 de maio14 de maio, promoveremos a delegação Gouvêa Foodservice NRA Show 2024.
Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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