União Europeia afirma que Apple abusou de seu domínio no mercado de carteiras móveis

Fabricante teria impedido que programadores tivessem acesso aos hardware e software necessários em seus dispositivos

União Europeia afirma que Apple abusou de seu domínio no mercado de carteiras móveis

A Comissão Europeia concluiu, de maneira preliminar, que a Apple abusou de seu domínio no mercado de carteiras móveis, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira, dia 2. O órgão afirma que a empresa americana restringiu a competição no setor ao limitar o acesso a uma tecnologia usada para pagamentos sem contatos por aparelhos em lojas.

A fabricante do iPhone teria impedido que programadores de aplicativos de carteiras móveis tivessem acesso aos hardware e software necessários em seus dispositivos, em benefício da própria solução da companhia, o Apple Play.

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, responsável pela política de concorrência, destaca que os pagamentos móveis desempenham um papel em rápido crescimento na economia digital.

“Temos indicações de que a Apple restringiu o acesso de terceiros à tecnologia-chave necessária para desenvolver soluções rivais de carteira móvel nos dispositivos da Apple. Em nossa Declaração de Objeções, concluímos preliminarmente que a Apple pode ter concorrência restrita, em benefício de sua própria solução Apple Pay. Se confirmada, tal conduta seria ilegal sob nossas regras de concorrência”, disse, em comunicado.

A Apple Pay é a solução de carteira móvel da empresa em iPhones e iPads, usada para permitir pagamentos móveis em lojas físicas e online. Os iPhones, iPads e softwares da marca formam um “ecossistema fechado”. A Apple controla todos os aspectos da experiência do usuário nesse ecossistema, incluindo o acesso dos desenvolvedores de carteiras móveis a ele.

 

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem:  Drop of Light / Shutterstock.com

Sair da versão mobile