A Ford registrou lucro líquido de US$ 1,8 bilhão no primeiro trimestre de 2023 – o equivalente a US$ 0,44 por ação -, em uma reversão do prejuízo de US$ 3,1 bilhões apurado em igual período do ano passado, segundo balanço divulgado nesta terça-feira, 2. De acordo com a Factset, um lucro de US$ 0,42 por ação era esperado.
O resultado de 2022 foi principalmente atribuível a uma mudança no valor de mercado do investimento da Ford na Rivian, que produz veículos elétricos e teve fortes perdas no último ano.
A receita trimestral da Ford aumentou 20% em relação ao ano anterior, para US$ 41,5 bilhões. A receita com as vendas automotivas ficou em US$ 39,09 bilhões, contra US$ 36,08 bilhões esperados pela Refinitiv. A empresa reafirmou ainda a orientação para o EBIT ajustado para o ano de 2023 de US$ 9 bilhões a US$ 11 bilhões, com fluxo de caixa livre ajustado de cerca de US$ 6 bilhões.
Segundo a Ford, a diferente abordagem para veículos elétricos está reduzindo significativamente os custos em seus primeiros produtos de alto volume, enquanto rapidamente a empresa desenvolvendo veículos inovadores da próxima geração desde o início. No entanto, a operação perdeu US$ 722 milhões neste primeiro trimestre com este tipo de veículo.
Anuncio de alta da produção de crossover elétrico
A Ford Motor informou que aumentará a produção e reduzirá em até 8,8% os preços de seu crossover elétrico Mustang Mach-E em algumas versões. A mudança ocorre semanas depois que a Tesla cortou os preços de vários de seus modelos.
A montadora afirmou que a cadeia de produção para seus veículos elétricos está começando a operar. Segundo a empresa, os cortes nos preços fazem parte dos planos de manter o veículo competitivo em um “mercado em rápida mudança”.
“Não vamos ceder terreno a ninguém”, disse Marin Gjaja, diretor de atendimento ao cliente do negócio de veículos elétricos da Ford.
Ele acrescentou que a empresa está mantendo seus preços competitivos e reduzindo o tempo de espera do cliente.
Os cortes de preço do Mach-E da Ford variam de 1,2% a 8,8%, dependendo da configuração. Em termos de dólares, isso é cerca de US$ 600 a US$ 5.900 a menos do que o preço de etiqueta anterior do SUV esportivo, um modelo que chegou ao mercado no final de 2020 e é um concorrente direto do Modelo Y da Tesla.
A decisão da Ford ocorre depois que a Tesla cortou recentemente os preços de alguns de seus veículos vendidos nos EUA em quase 20%, com o objetivo de atrair novos compradores.
O CEO Elon Musk disse, na semana passada, que os cortes de preços alimentaram um aumento nos pedidos. O Wall Street Journal informou que os cortes de preços irritaram alguns clientes que perderam a oportunidade ao fazer pedidos muito cedo.
Com informações de Estadão Conteúdo
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