Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Pesquisa aponta mercados abertos à inovação no varejo

  • de Redação
  • 5 anos atrás
Pesquisa aponta mercados abertos à inovação no varejo

Antes da pandemia, o receio de efetuar compras pela internet era uma realidade entre muitas pessoas. O que ninguém contava era que algum tempo depois uma pandemia iria ser declarada confinando todos em suas casas, o que naturalmente acelerou e quebrou o estigma de comprar on-line.

Segundo a Retail 2020, pesquisa realizada pela Wirecard em conjunto com a VansonBourne, com quase cinco mil entrevistados dos sete principais mercados do mundo, como Estados Unidos, China, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Singapura e Emirados Árabes Unidos. A multinacional de pagamentos resolveu analisar a percepção dos consumidores destes locais sobre as tendências e as novas tecnologias que envolvem o varejo.

Self-checkout, reconhecimento de voz e facial, biometria, realidade virtual e smart mirrors, nas telas digitais e lojas físicas foram os assuntos abordados nas entrevistas. Jörn Leogrande, VP executivo da Wirecard Labs, afirma que o varejo daqui cinco anos estará tão mudado que não se compara nem a todas as mudanças recorrentes dos últimos 50 anos, e hoje, essa mudança já pode ser podem ser vistas, principalmente nos meios de pagamentos. Em cerca de 47% dos entrevistados afirmam já utilizar carteiras digitais, e 81% afirmam que as utilizariam sem problemas para realizar grandes compras.

“A realidade das pessoas vem sendo transformada muito rapidamente, e a crise da Covid-19, com o fechamento do comércio físico tradicional, pode ter impulsionado ainda mais essas mudanças. O consumidor em todo o mundo vai se abrindo mais à inovação e, acima de tudo, confiando nas tecnologias como algo seguro”, analisa João Pedro Tonini, VP de produtos e tecnologia da Wirecard Brasil.

Ainda é possível identificar que os brasileiros e chineses são os consumidores mais abertos para inovações deste tipo, já os europeus costumam ser ainda muito mais conservadores à ideia. A pesquisa aponta que, no Brasil, 24% dos entrevistados confiam nos mais nos provedores de pagamento do que em bancos tradicionais ou em outras organizações próximas. Já na Alemanha, somente uma pequena parcela correspondente a 12%  demonstram essa confiança em pagamentos digitais.

“O Brasil, por ter um sistema financeiro historicamente burocrático e muitas vezes excludente, tende a ser um ambiente favorável à inovação. O consumidor acaba sendo atraído por alternativas que simplifiquem a sua vida e reduzam custos e burocracias”, analisa Tonini.

Além disso, o brasileiro ainda demonstra interesse em utilizar e inovar nas tecnologias que envolvam meios de pagamentos, por exemplo, com o reconhecimento facial e nas criptomoedas, alcançando um percentual de 57% e 63%, respectivamente. E até 85% pensa em utilizar da realidade virtual para aproveitar e provar roupas e calçadas durante uma compra.

* Imagem reprodução

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo, Varejo digital
  • Tags: BANCOSBiometriacarteira digitalcomércioconsumidorconsumocriptomoedacrisedigitalecommerceinovaçãolojameios de pagamentopagamentopandemiareconhecimento facialself checkouttecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

de Redação 19 de maio de 2025

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile