Bens da Staroup, marca icônica de jeans brasileiro, vão a leilão judicial

Imóvel da filial em Avaré será o primeiro a ser leiloado por R$ 5 milhões

Bens da Staroup, marca icônica de jeans brasileiro, vão a leilão judicial

Os bens da Botucatu Têxtil, fabricante da icônica marca de jeans brasileiro Staroup, irão a leilão para pagar dívidas com credores da companhia. A venda de propriedades em nome da empresa integra o processo de liquidação dos ativos da Botucatu Têxtil, cuja falência foi decretada em 2012.

O primeiro imóvel será leiloado em 13 de setembro e corresponde à unidade onde funcionava a filial em Avaré, no interior de São Paulo. O prédio de 6.923 m² de área terá um lance inicial de R$ 5.321.000,00. A primeira fase do leilão, determinada pela Justiça, será conduzida pela plataforma Positivo Leilões e durará quatro dias. O valor arrecadado será destinado ao pagamento de parte das dívidas com credores da indústria.

Marca também irá a leilão

O patrimônio da Staroup a ser leiloado também inclui o prédio da antiga sede da indústria, em Botucatu, no interior paulista. Atualmente, o imóvel está alugado e a renda é destinada aos credores via depósito judicial.

Duas áreas localizadas em uma região comercial privilegiada de São Paulo, incorporadas à massa falida graças a uma ação da administração judicial, igualmente serão colocadas à venda. Por fim, após a alienação de todos os imóveis, a marca Staroup será leiloada. Tanto essas propriedades quanto a marca ainda estão em fase de avaliação, com o valor de mercado a ser definido pela perícia judicial.

Segundo Erick Teles, leiloeiro público, o leilão dos bens da Staroup, incluindo a própria marca, desperta nostalgia e interesse tanto no mercado da moda quanto na memória afetiva dos brasileiros. Ele afirma que a venda desses ativos pode marcar um novo capítulo na história da empresa e da marca.

“A venda do imóvel onde funcionava a filial da Staroup em Avaré é apenas o início desse novo capítulo. Este espaço não só oferece um grande potencial para diversas finalidades comerciais, como também contribui significativamente para angariar recursos para a massa falida. Aqueles que adquirirem este imóvel investirão em um local com história e potencial de crescimento”, afirma Erick.

Popularidade e falência

A Staroup ganhou popularidade a partir da década de 1970, período a partir do qual o jeans se tornou uma peça-chave no guarda-roupa de jovens do mundo inteiro.

A empresa enfrentou graves dificuldades financeiras, iniciando um processo de concordata (atualmente conhecido como recuperação judicial) no começo dos anos 2000. Em 2008, a situação se deteriorou ainda mais, resultando em uma nova tentativa frustrada de recuperação judicial, que culminou na falência da empresa quatro anos depois.

Imagem: Reprodução

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