Estudo mostra as atitudes sustentáveis que os clientes esperam das empresas

Os consumidores brasileiros esperam que as empresas sejam transparentes sobre seus processos produtivos, não agridam o meio ambiente e estabeleçam metas para ajudar a criar um mundo melhor. Essas são algumas das conclusões da pesquisa “Vida Saudável e Sustentável 2020: Um Estudo Global de Percepções do Consumidor”, feita pelo Instituto Akatu e pela GlobeScan.

A pesquisa traz dados sobre as percepções dos consumidores em 27 países, destacando as percepções dos brasileiros. O trabalho de campo foi realizado em junho de 2020, portanto, o estudo contou com temas relacionados ao período de pandemia do coronavírus.

Os resultados são de grande utilidade para empresas interessadas em compreender as percepções dos consumidores e entender como podem contribuir na resolução de questões urgentes nos campos da saúde e da sustentabilidade. Para o Akatu e a GlobeScan, ajudar os consumidores a adotar estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis é uma enorme oportunidade para as marcas construírem uma relação de confiança e compromisso com seus stakeholders.

Estilo de vida saudável

A pesquisa mostra, por exemplo, que mais de 80% dos consumidores brasileiros esperam que as empresas cuidem do que está sob seu controle, além de informar sobre os seus processos produtivos. Mais de 70% esperam que as empresas não agridam o meio ambiente. E mais de 60% esperam que as empresas estabeleçam metas para tornar o mundo melhor.

Durante a pandemia, os consumidores mostram ter buscado muitas informações sobre estilos de vida saudáveis (68% dos respondentes) e sobre estilos de vida ecológicos (59%). E 54% foram encorajados a viver de maneira mais saudável por familiares ou amigos.

Cerca de 90% dos consumidores afirmam estar tentando melhorar sua saúde e bem-estar; na pesquisa de 2019, essa busca já existia para 85%. O índice dos que pensam que o que é bom para cada um nem sempre é bom para o meio ambiente saltou de 69% para 81%. Mais de 80% creem que podem fazer muito para proteger o meio ambiente. E quase 70% acreditam estar fazendo tudo o que pode para essa proteção.

Imagem: Bigstock

Sair da versão mobile