Fabricantes de aparelhos eletrônicos confiam em crescimento na Black Friday

65% das empresas do setor projetam vendas maiores na comparação com o ano passado

Fabricantes de aparelhos eletrônicos confia em crescimento na Black Friday

A maioria dos fabricantes de aparelhos eletrônicos espera crescimento das vendas de seus produtos na Black Friday, que acontecerá no dia 29 de novembro, última sexta-feira do mês que vem.

Conforme sondagem da Abinee, entidade que representa a indústria de produtos eletroeletrônicos, 65% das empresas do setor projetam vendas maiores na comparação com a Black Friday do ano passado. Outras 35% esperam estabilidade, e nenhuma prevê queda.

Com a utilização da capacidade instalada em 79%, frente a um nível próximo a 73% mostrado em praticamente todo o ano passado, a indústria de eletroeletrônicos mostra confiança no planejamento para 2025. Sete em cada dez empresas (70%) estão com perspectiva de crescimento das vendas no ano que vem, mais do que os 64% que manifestavam essa expectativa positiva na sondagem anterior.

Segundo o levantamento, 81% das fábricas de aparelhos eletroeletrônicos, como notebooks, celulares e tevês, indicam a intenção de realizar investimentos em 2025, sendo que a maior parte pretende iniciar esses investimentos já no primeiro semestre.

Por outro lado, 23% das empresas citam dificuldades na obtenção de financiamento para capital de giro. Além disso, uma a cada quatro empresas do setor (26%) aponta pressões nos custos de componentes e matérias-primas acima do normal. Este porcentual, no entanto, é inferior ao registrado em meses anteriores, especialmente a partir do segundo trimestre, quando os preços dos insumos subiram em razão da desvalorização cambial.

Preços ao consumidor caíram em setembro

Para os consumidores interessados na compra de eletroeletrônicos, o mês de setembro registrou queda de 3,2% nos preços desses produtos vendidos no e-commerce brasileiro, de acordo com o Índice de Preços Fipe/Buscapé. A pesquisa monitora continuamente 47 categorias de eletroeletrônicos e mais de 2 milhões de preços.

Ainda segundo o levantamento, a tendência de redução nas quedas anuais se mantém, embora tenha sido a segunda menor dos últimos 20 meses.

Com informações de Estadão Conteúdo (Eduardo Laguna)
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile