CEO da Caixa Asset é destituído do cargo em meio a polêmicas de mau investimento

Heitor Souza Cunha, responderá interinamente pelo cargo de CEO

CEO da Caixa Asset é destituído do cargo em meio a denúncias de mau investimento

A Caixa Asset informou, na noite de sexta-feira, 1º, a destituição de Pablo Costa Sarmento da presidência da instituição. Enquanto ocorre a seleção do novo dirigente, o diretor de Distribuição e Produto da Asset, Heitor Souza Cunha, responderá interinamente pelo cargo de CEO.

A destituição se deu por um “procedimento natural de gestão”, segundo pessoas a par do assunto consultadas pelo Estadão/Broadcast sob anonimato. A demissão do executivo foi comunicada pela gestora de recursos da Caixa Econômica Federal na noite desta sexta-feira.

A Caixa Asset é o braço de gestão de fundos de investimento do conglomerado banco público e detém 100% do capital social da Caixa Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A..

Decisões polêmicas sobre investimentos

Sarmento protagonizou diversas polêmicas nos últimos meses. A principal delas envolveu a análise da compra de R$ 500 milhões em letras financeiras do Banco Master. Técnicos da Asset recomendaram que a operação não fosse realizada, e depois disso, foram destituídos de seus cargos. A gestora do Banco Master, a MAM Asset, foi a companhia que viabilizou a criação de um fundo para um de seus clientes comprar o Grupo Dia Brasil.

O caso foi apurado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou erros na análise, que os motivos apontados para a dispensa dos gerentes poderiam não ser os reais.

Na semana passada, o jornal “O Globo” informou que Sarmento era alvo de apuração interna por suposto abuso de poder, relacionado às negociações com o Master. Ao Estadão/Broadcast, fontes informaram que nada está provado contra o executivo.

Funcionário com carreira feita na Caixa, Sarmento assumiu a presidência da Caixa Asset no final do ano passado.

Com informações de Estadão Conteúdo (Mateus Fagundes)
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile