IA, transformações do varejo e luxo são destaques do Connection Retail

Realizado pela Mercado&Consumo, o evento reúne conteúdo, ativações, cases e rodadas de negócios

IA, transformações do varejo e luxo são destaques do Connection Retail

A terceira edição do Connection, a primeira com foco em varejo e pós-NRF, abre o calendário de eventos executivos realizados pela MERCADO&CONSUMO em 2024. Inteligência Artificial (IA), as transformações do varejo e as experiências hiperpersonalizadas para clientes do varejo de luxo estiveram em destaque na abertura da conferência, realizada neste fim de semana, no Sofitel Jequitimar Guarujá, no litoral paulista.

Na manhã deste sábado, 3, Aiana Freitas, editora-executiva da M&C, iniciou a apresentação dos painéis com o tema “IA: superando desafios, explorando oportunidades”. Para o debate, foram convidados ao palco Alfredo Soares, fundador da G4 Educação, Fabio Davidovici, CFO da Aramis, e Fábio Celeri, head of Commerce do Google.

Apesar de a IA existir há muito tempo, somente agora essa tecnologia conta com a estrutura necessária para se desenvolver e, no que diz respeito ao varejo, escalar negócios e promover personalização e fidelização em experiências memoráveis.

Parte da Delegação da Gouvêa Experience que viajou a Nova York, em janeiro deste ano, para participar da NRF Retail’s Big Show, Soares disse que a grande mudança do evento em relação ao tema “foi a troca de exemplos daquilo que é possível fazer para cases daquilo que já está sendo feito”.

No “Wrap up NY”, Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab, e Eduardo Yamashita, diretor de Operações da Gouvêa Ecosystem, compartilharam com o público insights selecionados sobre as principais lições da NRF. A transformação do ecossistema do varejo, focado na experiência do consumidor com o suporte da Inteligência Artificial generativa, em um cenário econômico desafiador para a realidade brasileira, foi foco dos executivos e também colunistas da MERCADO&CONSUMO.

Em seguida, Aiana Freitas convidou Maria Carolina Pavan, executiva de Vendas da Infracommerce, André Moreno, diretor de Operações do Grupo Iguatemi, e Marina Gouvêa de Souza, fundadora e CEO da Primetour, para participarem do painel “Aprendizados do exclusivo mundo do varejo de luxo”.

Uma pesquisa da Vogue, divulgada em primeira mão na NRF 2024, revelou que o Brasil é um dos três países com as maiores oportunidades para o varejo de luxo.

Mas investir nesse segmento vai muito além de vender itens caros. O cliente de luxo é extremamente exigente com qualidade, atendimento e personalização. “Esse cliente não perdoa erros, exceto se for um fã da sua marca”, explica Marina.

Um dos pontos mais desafiadores é construir uma comunicação impecável e assertiva, seja na entrega de materiais de divulgação, dos objetos adquiridos, seja, inclusive, na oferta de mimos, como oferecer uma bebida cara a alguém que parou de beber ou pronunciar incorretamente o nome do cliente estrangeiro durante um atendimento, mesmo que no Brasil.

No encerramento dos conteúdos da manhã, Marcos Gouvêa, CEO da Gouvêa Ecosystem, apresentou um panorama geral do varejo.

Round tables

No início da tarde, Rodrigo Maia, CEO da Gonow1, conduziu os executivos a um dos momentos mais esperados do evento: os round tables ou “rodadas de negócios” em tradução livre.

Foram dez reuniões simultâneas a cada meia hora. No total, foram realizadas 30 reuniões em 1h30 de atividade.

No domingo, 4, a programação com debates, cases e muito conteúdo, acontece até o meio-dia.

Conexão

Um dos grandes diferenciais do Connection Retail é proporcionar uma experiência de negócios em que os empresários não precisam abrir mão dos melhores momentos em família.

Cônjuges e filhos estiveram ao lado de seus pais no café da manhã, nos almoços e jantares especiais, além de terem aproveitado as dependências do hotel e a praia enquanto a conferência era realizada. O evento também possibilita às famílias participarem de todas as apresentações, caso tenham interesse.

“O Connection é isso, conexão. Não estamos entre patrocinadores e empresários, estamos entre amigos”, disse Martinez na abertura do encontro, na noite de sexta-feira, 2.

Na mesma data, a MERCADO&CONSUMO lançou oficialmente a segunda edição física de sua revista, antenada à experiência de entregar informação de qualidade no fígital. Em breve, os conteúdos serão compartilhados com todos os leitores no portal.

Imagem: Mercado&Consumo

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