Coronavírus: aumenta o volume de compras online em Cingapura

Varejo Singapura

Após um breve período de compra de pânico em Cingapura no início deste mês, em meio ao surto de coronavírus, mais pessoas estão acessando a internet para comprar mantimentos e outros itens.

A RedMart, braço de compras da Lazada, empresa de comércio eletrônico de propriedade do Alibaba, disse que “atualmente está vendo uma demanda sem precedentes” na cidade-estado.

Os compradores “compram 4 a 10 vezes mais alimentos básicos; 3,5 a 5 vezes mais produtos de papel; e 2 a 6 vezes mais produtos de cuidados pessoais e de limpeza doméstica”, disse James Chang, CEO da Lazada Singapore.

Chang disse que os pedidos da RedMart aumentaram quando Cingapura elevou seu nível de resposta à doença para laranja, em 7 de fevereiro, após um aumento nos casos transmitidos localmente.

Os pedidos no supermercado on-line excederam a média semanal da empresa em 300%, pois as pessoas corriam para comprar a granel, disse ele.

Até os supermercados tradicionais viram longas filas de espera naquele fim de semana, quando as pessoas corriam para estocar bens domésticos e alimentos enlatados. As prateleiras foram limpas e itens como papel higiênico, produtos de limpeza, máscaras faciais e desinfetantes para as mãos acabaram.

Para evitar outra instância de compra de pânico, o RedMart implementou limites em determinadas categorias de produtos.

A empresa de entrega expressa Ninja Van disse que viu o volume de encomendas quase triplicar em fevereiro para a categoria de farmácia e saúde em comparação com o mês anterior.

A startup é responsável por entregar um milhão de encomendas por dia em nome de alguns dos maiores varejistas do Sudeste Asiático.

“Recebemos mais solicitações de clientes desse segmento para fazer mais retiradas de encomendas”, disse Ray Chou, chefe de país da Ninja Van Singapore.

Cingapura registrou um total de 96 casos confirmados de coronavírus desde o meio-dia de 27 de fevereiro e 66 deles tiveram alta, de acordo com o Ministério da Saúde. Detectado pela primeira vez na província chinesa de Hubei, o vírus do tipo pneumonia infectou mais de 82 mil pessoas em todo o mundo e matou mais de 2.800.

Capacidade de entrega

A entrega rápida, às vezes feita no mesmo dia em que o pedido é feito, serve como um importante fator distintivo para os varejistas de comércio eletrônico.

Durante o breve período de compra de pânico em Cingapura, os slots de entrega dos serviços RedMart e Prime Now da Amazon demoraram mais que o normal. Em um ponto, não havia slots de entrega disponíveis no RedMart para a mesma semana e os usuários tiveram que esperar sete dias ou mais para obter seus itens.

“Aumentamos a capacidade de entrega e a situação se normalizou”, disse Chang, acrescentando que os usuários agora podem obter slots de entrega em três dias.

Ainda assim, a capacidade de entrega continua sendo o maior desafio para a empresa, segundo Chang. A Lazada ainda está trabalhando para aumentar sua frota de veículos e motoristas para atender pedidos.

Chou, da Ninja Van, disse que sua empresa tem experiência, tecnologia e infraestrutura para expandir rapidamente as operações para atender à demanda.

Ele apontou eventos especiais como o enorme fenômeno das compras on-line conhecido como Dia dos Solteiros, que permitiu à Ninja Van “ajustar o processo para garantir consistência e previsibilidade na experiência de entrega”.

A tendência para compras online em Cingapura deve continuar crescendo, pois a economia da internet no país valeu US$ 12 bilhões no ano passado, de acordo com um relatório do setor.

Devido à sua alta renda per capita, os valores médios de pedidos para compras on-line na cidade-estado são três a quatro vezes maiores que os do restante do sudeste asiático.

Com informações do portal CNBC
* Imagem reprodução

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