Shrek, Trolls, Kung Fu Panda, Madagascar, Minions, Petz, O Poderoso Chefinho, Como Treinar seu Dragão, Jurassic World. Escolha uma das franquias que habitam o imaginário infantil na atualidade. Praticamente todas elas estão representadas no portfólio da Jakala, especializada em programas de fidelidade.
A empresa desenvolve soluções para redes de supermercado de vários portes no mundo todo há mais de 30 anos e no Brasil desde 2019. Cerca de 70% das campanhas da Jakala no mundo têm como prêmios produtos colecionáveis ou de retirada instantânea voltados para crianças. São pelúcias, figurinhas, cards e bonecos 3D, entre outros itens. A aposta nos pequenos não é por acaso.
“Quando se fala em campanha infantil, existe um engajamento da família toda. Não são apenas os pais e as mães que são atraídos, mas também o avô, a avó, o tio e a tia que querem agradar as crianças”, relata o country manager da Jakala no Brasil, Wagner Morais. Ou seja: agradando aos pequenos, as empresas engajam os grandes – que, afinal, são as pessoas que têm o poder de compra no supermercado.
Para oferecer esse diferencial em relação a outras empresas da área, a Jakala lança mão dos licenciamentos de marcas como Universal e Disney (que inclui a National Geographic). As campanhas também são elaboradas para estimular o aprendizado sobre alimentação saudável e cuidados com os animais e a natureza, entre outros temas.
“Especialmente neste último ano, em que as crianças foram muito prejudicadas por causa do isolamento, levamos carinho e interação nas nossas campanhas. Para isso, usamos brinquedos interativos, realidade aumentada e gamificação”, conta Morais.
Em uma das campanhas desenvolvidas pela empresa com a marca National Geographic, por exemplo, leões e outros animais ganham vida a partir de cards colecionáveis.
Uma campanha que teve início em janeiro no Brasil para os clientes cadastrados no programa de fidelidade Clube Extra e Stix (plataforma de pontos e recompensas dos programas de fidelidade das marcas Extra, Pão de Açúcar, Droga Raia e Drogasil) permite a troca de pontos por bowls, canecas, pratos e pelúcias dos Minions. Mais novidades serão lançadas neste ano. Para este mês, a Jakala traz uma campanha com produtos do estúdio de animação DreamWorks e em julho mais uma campanha com os Minions, esta tratando de alimentação saudável.
Todas as campanhas são desenvolvidas pela área de criação da própria Jakala, que se classifica como uma martech, uma empresa que une o marketing e a tecnologia. Assim, antes do lançamento, a empresa se aprofunda nas análises de dados para entender a necessidade do cliente, o volume de negócios gerados e, a partir daí, criar a mecânica das promoções e definir a quantidade de prêmios, a forma de ativação e o layout.
Outra preocupação, em especial quando se trata de produtos voltados às crianças, é com a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Trabalhamos com várias certificadoras no Brasil para que esse processo seja feito da forma correta e segura para o público infantil” finaliza Morais.