Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Grupo Muffato inaugura mercado 100% autônomo em Curitiba

Empresa diz que quer oferecer experiência em 'novo nível', com foco no varejo de conveniência e rápido

  • de Redação
  • 3 anos atrás

O Grupo Muffato inaugurou um mercado totalmente autônomo na cidade de Curitiba (PR), o Muffato Go. O espaço, totalmente operado por Inteligência Artificial (IA) e visão computacional, permite que o consumidor use o próprio celular para fazer as compras, sem precisar enfrentar filas ou passar pelo caixa.

“O lançamento da Muffato Go, em Curitiba, é um grande passo para a indústria supermercadista brasileira. Retirando as filas e o checkout, estamos oferecendo aos clientes uma experiência de compras sem atrito, mais rápida e conveniente, liberando membros da nossa equipe para ajudar em outros aspectos da loja”, afirma Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato.

O espaço lança mão do conceito just go ou friction-free. A tecnologia detecta quando os produtos são removidos ou recolocados nas prateleiras sensorizadas e faz o rastreamento. Ao terminar as compras, o cliente sai da loja e o aplicativo registra tudo o que está sendo levado, indicando o valor final para a conta cadastrada. A empresa portuguesa Sensei foi a responsável pelo desenvolvimento da tecnologia e pela implementação do sistema, usando fusão de sensores, deep learning (aprendizado profundo de máquinas) e visão computacional.

“O varejo está se tornando mais rápido e conveniente, e nossa tecnologia de loja sem atrito está trazendo um novo nível de experiência para os compradores nas lojas. Estamos entusiasmados em levar nossa tecnologia para a América Latina e apoiar o lançamento do primeiro supermercado 100% autônomo do Brasil com o Super Muffato”, afirma Vasco Portugal, CEO da Sensei.

Muffato Go

Estrutura arquitetônica

A estrutura arquitetônica do Muffato Go foi criada pela Opus Design, que levou oito meses para concluir a obra. O hall de entrada foi projetado para que o cliente possa comer, beber e baixar o aplicativo utilizando o wi-fi da loja. “Foi um trabalho compartilhado com a Sensei para definirmos o tipo de material que poderíamos utilizar para que todo o processo não tivesse atrito na hora da compra. Um dos exemplos foi a questão das gôndolas, que não poderiam ser muito altas para que os leitores pudessem captar as informações”, explica Kátia Bello, fundadora da Opus.

Segundo a arquiteta, o piso da loja Muffato Go foi elevado para esconder todo o cabeamento, o que não é comum numa loja de varejo. O recurso de utilizar madeira foi também incluído para trazer mais conforto ao ambiente, pois muitas vezes, só trazer a tecnologia, pode evocar um sentimento de frieza.

“A arquitetura foi pensada em todos os momentos do cliente: desde a sua primeira interação com a fachada, que acompanha o cliente de fora para dentro e pode ter informações trocadas instantaneamente, o acolhimento no hall de entrada e todo fluxo, projetado para ter uma boa experiência de compra”, afirma Kátia.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Tecnologia, Varejo
  • Tags: BrasilcomportamentocomprasconsumidorconsumoCuritibadigitalempresasestratégiaexperiênciaGrupo MuffatoinovaçãoInteligência Artificialinvestimentolojalojasmarcasmercadomercado autônomomercado&consumoMuffatoMuffato GonegóciossupermercadosupermercadostecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

McDonald's vai fechar todas as unidades do CosMc's, especializadas em bebidas

de Aiana Freitas 25 de maio de 2025

Dia do Hambúrguer: confira algumas marcas que estão preparando ações para a data

de Redação 25 de maio de 2025

Suspensão de exportações de frango deve aliviar IPCA em até 0,10 pp nos próximos meses

de Redação 25 de maio de 2025

Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online

de Redação 25 de maio de 2025

OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

de Redação 25 de maio de 2025

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

de Redação 24 de maio de 2025

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

de Redação 24 de maio de 2025

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

de Redação 24 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile