A Inteligência Artificial continuou na agenda do Web Summit Rio no terceiro dia do evento. Discussões sobre privacidade, segurança de dados e até um debate sobre os riscos que o ChatGPT oferecem ao jornalismo estiveram em pauta.
No entanto, o tema mais abordado no Riocentro nesta quarta, 3, foram as plataformas de negócio. Logo no começo do dia, Roger Laughlin, co-fundador do Kavak, falou sobre os planos de expansão latino-americana da plataforma mexicana dedicada a vendas de carros usados.
Na sequência, Amrapali Gan, CEO da OnlyFans, ocupou o palco do Web Summit Rio para apresentar os planos da plataforma que permite a monetização de conteúdo pelos creators do mundo todo. Hoje, a OnlyFans é mais conhecida pelo conteúdo adulto. Mas a ideia é expandir para outros setores, como o da comédia e de esportes de combate, para expandir o público e fugir do estigma da associação com o erótico. A plataforma conta com cerca de 3 milhões de criadores e já faturou mais de US$ 10 bilhões desde o lançamento, em 2016. O modelo de negócio, baseado em assinaturas, prevê que 80% do que for arrecadado ficarão com os creators.
Outras plataformas que ocuparam o Central Stage no terceiro dia do Web Summit Rio foram o Kajabi, que permite que criadores publiquem, divulguem e monetizem seu conteúdo, e o Faire, um marketplace que facilita o contato de pequenos varejistas com produtores e fabricantes de diferentes partes do mundo.
Catherine Powell, diretora de Hospedagem Global do Airbnb, também esteve no Web Summit Rio para compartilhar suas estratégias e números impressionantes: apenas no Brasil, a plataforma mais conhecida do mundo entre os viajantes, faturou US$ 5,2 bilhões no ano passado, explorando a combinação de localizações centrais e preços acessíveis. Segundo Catherine, 90% das diárias oferecidas pela plataforma estão abaixo dos US$ 100. A ideia para expandir ainda mais a abrangência do Airbnb é ampliar o nível de confiança entre locadores e locatários, explorando a conexão entre eles. “Chegue como um hóspede e saia como um amigo” é o mantra do serviço.
Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls e colunista da Mercado&Consumo e faz uma cobertura especial do Web Summit Rio.
Imagens: Luiz Alberto Marinho