O que aprendi no maior evento de marketing de causa do mundo

Em maio, fiz uma viagem muito especial. Junto a uma pequena grande delegação brasileira, participei do Engage for Good, maior evento de marketing de causa do mundo que neste ano aconteceu de 14 a 16 de maio, em Minneapolis, nos Estados Unidos. 

O plano era, além de assistir juntos a palestras e workshops com as maiores empresas e ONGs do planeta, fazer encontros exclusivos de conteúdo, visitas técnicas a varejistas americanos para conhecer campanhas de doação e produtos sociais, um pouco de turismo e muito networking. Mas trouxemos muito mais do que o previsto na bagagem.

Quatro pioneiros toparam essa aventura: Carlos Pignatari, diretor de Impacto Social para a América Latina da Ambev; Giuliana Ortega, diretora de ESG, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da RD Saúde ; Otavio Dias, CEO da Repense Comunicação; e Rodrigo Cruz, VP de Varejo e Comercial da Petz. Não à toa, quatro megalideranças que são vanguarda também do impacto social corporativo, que apostam no que nunca foi feito antes.

Junto comigo e com as minhas sócias, Christianne Toledo e Raíssa Pena, fomos conhecer de perto cases incríveis de marcas e organizações sociais trabalhando juntas para resolver os maiores desafios da humanidade e do planeta.

O que aprendi no maior evento de marketing de causa do mundoMe marcou particularmente o formato de muitas sessões: líderes de grandes marcas dividindo o microfone com representantes das ONGs que beneficiam e com quem criam produtos e projetos em conjunto. ​​Mas dividindo mesmo. Os representantes das causas não estavam como tokens ou meras imagens ilustrativas, mas como parceiros criativos e estratégicos.

Matt Brutocao, VP global de marketing da Mattel, por exemplo, teve uma palestra concorrida – provavelmente pelo sucesso recente do filme “Barbie”. Ele apresentou o case da criação da Barbie com síndrome de Down, ao lado de Kayla Mckeon, pessoa com a síndrome e integrante da National Down Syndrome Society. Kayla contou sobre como a associação foi convidada a participar, desde o início, do processo de produção e divulgação da nova Barbie, lançada em 2023, e sobre como se emocionou ao ver, finalmente, na boneca detalhes do próprio corpo.

Em outras sessões com formato parecido, ouvimos de ativistas e representantes de grandes causas,  como a das mulheres, das pessoas negras, das pessoas com deficiência, das comunidades indígenas. E um mantra valioso que ouço em eventos brasileiros também: “nada sobre nós sem nós”.

Com o lema “Transformar momentos em movimentos”, o fórum, além de nos inspirar com cases, workshops e palestras, nos provoca a levantar da cadeira. Algumas lideranças negras que falaram no evento, por exemplo, convidaram os espectadores a visitar o memorial erguido a George Floyd, assassinado pela polícia de Minneapolis, em maio de 2020, que virou símbolo do movimento Black Lives Matter. E assim o fizemos. Esse foi, definitivamente, um dos momentos mais intensos e potentes da viagem. Recebidos por Angela Harrison, tia de Floyd, nos lembramos da força da organização coletiva e do elo invisível e indissolúvel que conecta pessoas que lutam pela mesma causa.

Voltamos inspirados e seguros da responsabilidade e do poder de transformação das organizações que representamos. Agora é converter a intenção em ação.

Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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