Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que aprendi no maior evento de marketing de causa do mundo

Roberta Faria de Roberta Faria
5 de junho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Em maio, fiz uma viagem muito especial. Junto a uma pequena grande delegação brasileira, participei do Engage for Good, maior evento de marketing de causa do mundo que neste ano aconteceu de 14 a 16 de maio, em Minneapolis, nos Estados Unidos. 

O plano era, além de assistir juntos a palestras e workshops com as maiores empresas e ONGs do planeta, fazer encontros exclusivos de conteúdo, visitas técnicas a varejistas americanos para conhecer campanhas de doação e produtos sociais, um pouco de turismo e muito networking. Mas trouxemos muito mais do que o previsto na bagagem.

Quatro pioneiros toparam essa aventura: Carlos Pignatari, diretor de Impacto Social para a América Latina da Ambev; Giuliana Ortega, diretora de ESG, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da RD Saúde ; Otavio Dias, CEO da Repense Comunicação; e Rodrigo Cruz, VP de Varejo e Comercial da Petz. Não à toa, quatro megalideranças que são vanguarda também do impacto social corporativo, que apostam no que nunca foi feito antes.

Junto comigo e com as minhas sócias, Christianne Toledo e Raíssa Pena, fomos conhecer de perto cases incríveis de marcas e organizações sociais trabalhando juntas para resolver os maiores desafios da humanidade e do planeta.

O que aprendi no maior evento de marketing de causa do mundoMe marcou particularmente o formato de muitas sessões: líderes de grandes marcas dividindo o microfone com representantes das ONGs que beneficiam e com quem criam produtos e projetos em conjunto. ​​Mas dividindo mesmo. Os representantes das causas não estavam como tokens ou meras imagens ilustrativas, mas como parceiros criativos e estratégicos.

Matt Brutocao, VP global de marketing da Mattel, por exemplo, teve uma palestra concorrida – provavelmente pelo sucesso recente do filme “Barbie”. Ele apresentou o case da criação da Barbie com síndrome de Down, ao lado de Kayla Mckeon, pessoa com a síndrome e integrante da National Down Syndrome Society. Kayla contou sobre como a associação foi convidada a participar, desde o início, do processo de produção e divulgação da nova Barbie, lançada em 2023, e sobre como se emocionou ao ver, finalmente, na boneca detalhes do próprio corpo.

Em outras sessões com formato parecido, ouvimos de ativistas e representantes de grandes causas,  como a das mulheres, das pessoas negras, das pessoas com deficiência, das comunidades indígenas. E um mantra valioso que ouço em eventos brasileiros também: “nada sobre nós sem nós”.

Com o lema “Transformar momentos em movimentos”, o fórum, além de nos inspirar com cases, workshops e palestras, nos provoca a levantar da cadeira. Algumas lideranças negras que falaram no evento, por exemplo, convidaram os espectadores a visitar o memorial erguido a George Floyd, assassinado pela polícia de Minneapolis, em maio de 2020, que virou símbolo do movimento Black Lives Matter. E assim o fizemos. Esse foi, definitivamente, um dos momentos mais intensos e potentes da viagem. Recebidos por Angela Harrison, tia de Floyd, nos lembramos da força da organização coletiva e do elo invisível e indissolúvel que conecta pessoas que lutam pela mesma causa.

Voltamos inspirados e seguros da responsabilidade e do poder de transformação das organizações que representamos. Agora é converter a intenção em ação.

Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil são as 5 marcas mais valiosas do Brasil

Próxima Postagem

NBA House leva a maior edição do evento ao Parque Villa-Lobos em São Paulo

Roberta Faria

Roberta Faria

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
NBA House leva a maior edição do evento ao Parque Villa-Lobos em São Paulo

NBA House leva a maior edição do evento ao Parque Villa-Lobos em São Paulo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

9 de maio de 2025
Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.