WeClever aposta no marketing conversacional para aumentar conversão nas vendas online

Por trás do projeto está Rodolfo Reis, criador do Leiturinha, maior clube de assinatura infantil do Brasil

Criada em 2020, a WeClever, salestech que acelera vendas de empresas B2C, busca utilizar uma nova metodologia para aumentar a conversão nas compras online. A pandemia foi um dos grandes responsáveis por acelerar o e-commerce e exigir que as companhias ocupassem espaço no virtual. Entretanto, não é somente a presença nesses ambientes que garante a venda e gera receita, sendo a conversão um dos maiores desafios. 

Por trás do projeto está Rodolfo Reis, criador do Leiturinha, maior clube de assinatura infantil do Brasil. O empreendedor ocupa o cargo de CEO na nova empresa e destacou que o insight para a fundação da WeClever surgiu a partir de sua experiência com o antigo empreendimento.  

“Ao sair da Leiturinha, percebi que o olhar para essa relação humana nos processos de aquisição e retenção de clientes era algo muito eficiente e muito pouco executado pelas empresas B2C com presença digital”, conta Reis. Ele ainda comentou que no caso da Leiturinha a empresa era ótima em vender, pois sabia aproveitar a oportunidade e otimizar o funil de vendas. 

WeClever
Rodolfo Reis, CEO da WeClever

Com o desafio da conversão pela frente, a proposta da WeClever é utilizar o marketing conversacional para estabelecer uma relação, no momento ideal, com o cliente e conseguir gerar a venda. “O consumidor está dando muito mais valor. Depois da pandemia, as pessoas querem ser tratadas, ouvidas e que o outro lado seja empático”, destaca. 

Para descobrir o momento certo para estabelecer uma comunicação, a companhia desenvolveu um sistema próprio que aponta o momento ideal para a abordagem. “Geramos um algoritmo de lead score que aponta qual o cliente está mais próximo da conversão dentro da jornada de compra. Isso vai para um time de consultores nosso que inicia uma conversa com o consumidor”, explica Rodolfo. 

O CEO ainda ressaltou a importância de se estabelecer esse contato mais humanizado para gerar conversão que melhora a relação e a percepção do cliente com a marca. “A NRF deste ano mostrou exatamente isso, que nós precisamos nos preocupar com a experiência”, finaliza. 

Atuação 

O foco atual da WeClever é o B2C, atuando principalmente em 4 “pilares”, como disse Rodolfo Reis. O primeiro com empresas financeiras, como Banco BV, Banco Neon e Digio. No segundo pilar estão as empresas de serviço, como Wine, Petiko e outros clubes de assinatura. Em terceiro vem o varejo, com Casa e Vídeo, Grupo Soma e PneuStore. Por último, o pilar educacional, com a Kroton. 

“O atendimento humanizado diminui a fricção na jornada de compra. Estamos ajudando empresas a aumentarem as vendas em até 39% e, além disso, ajudamos a construir relacionamentos com seus clientes”, ressalta Reis. 

Com a Wine, a parceria ajudou a receita a crescer em quase 50% e diminuiu o churn em aproximadamente 80%, segundo dados da WeClever. Com o Banco BV, no primeiro mês de parceria foi registrado um aumento de 23% na ativação de cartões e uma quantidade significativa de feedbacks positivos para o atendimento. 

Para isso, a WeClever apostou na criação de uma rede de consultores que segue o modelo de gig economy, modelo que permite que pessoas trabalhem com flexibilidade prestando serviço de vendas com o apoio da companhia. Ao todo, são mais de 500 consultores, que também passam por um processo de identificação para atuarem com um segmento que tem familiaridade. 

Projeções 

Para este ano, a WeClever prevê triplicar o tamanho da empresa e planeja dobrar o faturamento até o final de 2022. Rodolfo ainda contou que para os próximos 3 anos a meta é consolidar a empresa como a maior plataforma de marketing conversacional do Brasil. Ele também comenta que a empresa tem conversas com Venture Capitals (VC), mas que não é a prioridade no momento, visto que a empresa gera Ebitda. 

“Estamos em um bom momento, de continuar crescendo, porque não precisamos de um fundo VC. Mas eventualmente, se fizer sentido e for estratégico, está dentro do nosso roadmap nos próximos meses”, finaliza o CEO. 

Imagens: Divulgação

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