Cerca de 45% dos consumidores pesquisam sobre as empresas no Google antes de realizar compras online, segundo um estudo realizado pela Opinion Box e pela Buscar ID. Foram entrevistados 2.115 consumidores entre janeiro e fevereiro de 2023. O estudo visa analisar o comportamento daqueles que têm o hábito de comprar pela internet, além de auxiliar no marketing digital das empresas, ressaltando a importância do SEO nessa estratégia.
De acordo com o levantamento, os leads de indicações registraram uma taxa de conversão 30% maior do que aqueles gerados por outros canais de marketing, como anúncios em redes sociais ou mídia programática, reforçando o poder da divulgação boca a boca e a confiança atrelada a uma recomendação pessoal.
“A pesquisa foi motivada pelo desejo de compreender as potenciais alterações no comportamento das pessoas ao longo de sua jornada de compra, bem como atualizar nosso conhecimento sobre abordagens eficazes e ineficazes para atender às necessidades do consumidor”, explica Rodrigo Nascimento, fundador da Buscar ID.
Os números mostram que 86% dos consumidores já foram impactados por algum tipo de anúncio relacionado a algo que já pesquisaram, e 80% desse total finalizaram a compra após verem a propaganda, destacando a eficiência do alcance e conversão do retargeting. No entanto, o levantamento aponta que é importante garantir que os anúncios tenham valor para quem é direcionado, evitando bombardear o consumidor com mensagens irrelevantes.
Além disso, 73% dos entrevistados pesquisam sobre a reputação das marcas antes de comprar, mostrando que oferecer produtos de qualidade é de grande importância, além de eficiência no atendimento e transparência nos negócios para uma boa reputação online. Outro ponto identificado é que o e-mail continua sendo o canal predileto das pessoas: 71% delas afirmaram preferir receber comunicações por correio eletrônico.
A pesquisa também revelou que 66% dos consumidores estão dispostos a manter o vínculo com uma empresa após a compra, demonstrando uma oportunidade valiosa para fidelizar clientes e transformá-los em defensores da marca. “Estamos amplamente satisfeitos com a pesquisa. Ela nos revelou dados atualizados sobre o comportamento do consumidor e possibilitou comprovarmos algumas teses”, completa Nascimento.
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