Comerciantes apostam na Black Friday para aumentar as vendas

Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais aponta que 11% das empresas pretendem aderir à Black Friday — percentual que sobe para 16% no setor de comércio. Desse total, 77% enxergam uma oportunidade para aumentar suas vendas e 19% em girar produtos em estoque.

As principais estratégias de preparação que devem ser adotadas pelos empresários que participarão da Black Friday envolvem realização de promoções (52%), investimento na divulgação de seu negócio (32%) e ampliação do estoque (29%). Para atrair os consumidores, o desconto médio a ser aplicado nos produtos ou serviços durante o período do evento será de 29%, sendo que 33% dos empresários prometem descontos que variam entre 31% e 50%.

Outro dado apontado pela pesquisa mostra que um em cada quatro (25%) empresários participantes do evento acredita que as vendas na data deste ano serão melhores em relação ao ano passado, enquanto 35% acham que serão iguais e apenas 10% avaliam que serão piores. “Este é um bom momento para o varejo oferecer descontos atrativos e impulsionar suas vendas, já aquecendo seus negócios para o fim de ano”, afirmou o presidente da CNDL, José César da Costa.

26% dos empresários consideram que o evento é um indicativo de como serão as vendas para o Natal. Esse número aumenta para 29% entre os empresários do comércio. Isso acontece devido à proximidade da data com as festas de fim de ano, pois a Black Friday é realizada normalmente na última sexta-feira de novembro, a apenas um mês do Natal.

47% dos empresários acreditam que a Black Friday não interfere nas vendas de Natal, 32% acham que contribui para aumentar o faturamento e apenas 10% afirmam que há algum tipo de prejuízo.

“O hábito de presentear no Natal já é tradição no mundo todo, que envolve familiares e amigos. Já a Black Friday trata-se de uma compra pessoal, com a finalidade de aproveitar um grande desconto”, disse Roque Pellizzaro, presidente do SPC Brasil. “Ainda assim, as vendas no Black Friday podem indicar um consumidor mais otimista e com mais apetite para as compras no Natal”, concluiu.

*Imagem reprodução

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