Garibaldi investe em cooperativa e aumenta vendas internacionais

No mercado nacional, a maior parte do faturamento da empresa está concentrado em seis Estados

A Cooperativa Vinícola Garibaldi encerrou o ano de 2022 com faturamento de R$ 265 milhões, valor 10% maior que o de 2021. O sucesso no ano passado passa pelo impacto das premiações que a vinícola conquistou e também pela expansão nas vendas internacionais. O principal destaque do ano forma os espumantes, que receberam 60 medalhas e totalizaram 5,8 milhões de garrafas vendidas.

O reconhecimento do consumidor, principalmente no cenário nacional, foi um dos fatores que possibilitou a empresa a alcançar estas cifras econômicas. No mercado nacional, a maior parte do faturamento da empresa está concentrado em seis Estados. Ao todo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina somaram 80% das vendas de 2022.

Além disso, as vendas internacionais cravaram faturamento de quase R$ 850 mil, com o envio de produtos para o exterior. A Colômbia e a Guiana Francesa, com consumo de espumantes, e os Estados unido, com o de suco de uva, foram os principais parceiros internacionais.

Do mesmo modo, Nigéria e Angola, na África, Austrália, na Oceania, e Taiwan, na Ásia, apareceram como mercados em prospecção para a marca. O mesmo vale para Portugal e Reino Unido, na Europa, que se mostraram abertos a presença dos rótulos da vinícola.

Investimentos

O ano passado também marcou a companhia pelos investimentos feitos na cooperativa vinícola Garibaldi. No total, foram aplicados R$ 15 milhões, 50% a mais do que em 2021. Somente para requalificação do complexo Enoturístico, que será inaugurado este mês, foram R$ 6 milhões.

Os recursos investidos ainda contemplaram melhorias na infraestrutura, como a aquisição de tanques de vinho e de fermentação, e melhorias na cantina. “Esses investimentos são uma forma de garantirmos a sustentabilidade da Cooperativa Vinícola Garibaldi, contribuindo com o constante desenvolvimento do negócio e garantindo o futuro do associado”, explica Oscar Ló, presidente da companhia.

Ano de 2023

Nesta quinta-feira, 6, começa uma das épocas mais aguardada para as quse 450 famílias associadas a Cooperativa vinícola Garibaldi. Este é o momento que elas começam a entregar as primeiras uvas da safra de 2023.

Diferente do ano passado, que a seca prejudicou áreas de cultivo e causou quebra de 15% da produção, este ano as condições climáticas estão favoráveis. A projeção feita é de uma colheita de 28 milhões de quilos, quase 7% a mais do que no ano passado.

Neste cenário, a produção levemente maior desse ano é acompanhada de otimismo. “A falta de chuvas que era prevista não aconteceu. Então, temos umidade no solo, o que favorece também o bom desenvolvimento da uva”, explicou Evandro Bosa, gerente de assistência técnica da vinícola.

Na cooperativa cerca de 30% das uvas recebidas são viníferas. Com elas, a vinícola produz os espumantes e elabora os vinhos finos. Entre as principais variedades dessa família está a Moscato. Os outros 70% da produção são de uvas americanas, utilizadas principalmente para o preparo de suco de uva. Para este ano, a previsão é de R$ 312 milhões de faturamento.

Imagem: Divulgação

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