Apesar do cenário de inflação e queda no rendimento, 71% dos brasileiros disseram ter feito mais compras neste ano, em relação a 2021. Segundo pesquisa realizada pela Trigg com 5.376 pessoas, quase 80% pretendem continuar comprando neste mesmo ritmo ou até mais nos próximos meses.
Para 69% dos entrevistados, a principal forma de pagamento tem sido o cartão de crédito, seguido pelo Pix, com 21%.
O levantamento observou uma tendência maior das pessoas usando o crédito para compras de rotina, como no supermercado, restaurante, farmácias e mercearias. Essa tendência foi apontada por 82% dos consumidores.
“Até então o cartão era usado para compras de maior valor agregado e, agora, passou a ser o principal meio de pagamento do brasileiro. Hoje é possível entender como a democratização do crédito tem sido importante na vida da população”, afirma o CEO da Trigg, Wellington Alves.
Outra mudança é a preferência pelas lojas físicas, 53%, reforçando a tendência de saída maior de casa para as compras. A média de consumo mensal tem sido, para 22% dos entrevistados, entre R$ 1,5 mil a R$ 3 mil. Outros 21%, gastam mais de R$ 3 mil no mês. A prioridade na lista de consumo tem sido nos setores de alimentação, educação e eletrônicos e tecnologia.
Pesa no bolso
Um aumento significativo nos preços foi percebido por 97% consumidores, principalmente nos setores da alimentação (89%), roupas e sapatos (30%) e saúde (29%) foram onde essa percepção, segundo eles, foi maior.
Para 53%, o que mais atrai na hora de comprar é a facilidade no pagamento ou maior parcelamento no crédito (sem juros), seguido por promoções (47%) e frete mais barato ou grátis (46%).
Com a intenção de compra em alta, a previsão para as próximas datas comemorativas também segue esse ritmo: 55% pretendem na Black Friday e 58% no Natal.
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