Indicador de tendência do varejo sinaliza crescimento para o terceiro trimestre

Os números indicam uma recuperação tímida, partindo de uma situação ainda frágil das disposições de compra

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As projeções econométricas de vendas no varejo mostram um aumento de 3,96% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023 e de 1,13% em comparação com o segundo trimestre de 2024. Os dados são de um levantamento do Ibevar – FIA Business School.

Do primeiro ao terceiro trimestre de 2024, projeta-se um aumento de 3,39% do consumo. Considerando os últimos 12 meses, estima-se uma expansão de 3,3%, identificando uma modesta melhora em relação ao igual período do ano anterior, que registrou 3% de aumento.

Os dados coletados mostram que, para 43% dos segmentos deve haver um aumento das vendas em relação ao período anterior contra 40% dos segmentos que indicam queda. Porém,  14% dos segmentos analisados estão posicionados em um patamar alto de vendas no terceiro trimestre de 2024. O aumento esperado, portanto, é ligeiramente maior que do ano passado, mas não é um movimento consistentemente disseminado.

No terceiro trimestre, 40% dos segmentos apresentaram queda, enquanto no segundo esse número era maior, 55% (21 segmentos). No entanto, o número de segmentos que estavam em um patamar baixo em relação à tendência era de 39% (15 segmentos) no segundo trimestre, subindo para 55% (22 segmentos) no terceiro trimestre.

“Esse crescimento vem sendo determinado principalmente pelos reflexos sobre a massa real de pagamentos em decorrência da queda da taxa de inflação. Com efeito, a massa real de rendimentos cresceu 8,9% nos últimos 12 meses. Entretanto, o ambiente político tem aumentado a instabilidade e suscitado muitas dúvidas sobre a possibilidade dessa trajetória de expansão”, afirma Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School.

Imagem: Shutterstock

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