Compras estão mais assertivas e taxas de conversão, mais altas, diz VP da Multiplan

Os consumidores estão ficando menos tempo nos shopping centers. Se antes da pandemia eles costumavam passar de uma hora a uma hora e meia percorrendo lojas, agora a média é de meia hora. Por outro lado, as compras estão mais assertivas e as taxas de conversão, mais altas.

As afirmações foram feitas pelo vice-presidente institucional da Multiplan, Vander Giordano, durante o 8º Fórum LIDE do Varejo e Marketing, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, no último fim de semana em São Paulo.

Os empreendimentos da Multiplan, que chegou a isentar lojistas de aluguel nos primeiros meses de pandemia de Covid-19, registram neste momento uma vacância próxima dos 5%. “Esperávamos cerca de 15% de vacância, mas, com as medidas que tomamos, ela ficou bem menor. Mas é claro que isso teve impacto para a empresa. Essa vacância nos custou mais de R$ 600 milhões”, conta Giordano.

Espaços vazios voltarão a ser ocupados

O executivo vê, no entanto, muitas oportunidades que devem surgir no Brasil no momento pós-pandemia. “É difícil fazer previsões agora, mas, quando olhamos ao longo do tempo, vemos que novos conceitos vão surgindo”, diz. Para ele, quando a economia do Brasil voltar a crescer, os espaços que ficaram vazios voltarão a ser ocupados.

Giordano lembra do caso da Avenida Brigadeiro Faria Lima, na região oeste de São Paulo, que teve muitos escritórios esvaziados por causa da adoção do home office. “Lá atrás, a Avenida Paulista também foi impactada com a saída do mercado financeiro de lá, com destino, justamente, à Faria Lima. Mas, hoje, a Paulista continua ocupada. Ela pode ter mudado de característica, mas permanece ocupada.”

O VP da Multiplan dá um exemplo interno: o do Shopping Morumbi, também em São Paulo. A Fnac deu lugar a uma flagship da Riachuelo. Outro grande espaço, antes ocupado pela Saraiva, hoje é de outra flagship, a da Cacau Show.  “Essa vacância, de alguma forma, nos ajuda a renovar os shoppings, a sempre termos uma atração nova. Inauguramos uma loja Lego agora, em plena pandemia, e eles venderam muito”, cita.

Durante o evento do LIDE, Vander Giordano recebeu o prêmio “Excelência em tenant mix”, dado ao Barra Shopping, do Rio de Janeiro.

Imagem: Divulgação

 

Sair da versão mobile