Supermercados paulistas projetam dezembro aquecido pelo 13º salário

No ano, setor acumula queda de 10,28% no faturamento

Supermercados: Consumo nos lares brasileiros sobe 3,04% em 2021

O pagamento do 13º salário e do Auxílio Brasil, em dezembro, devem injetar R$ 1,6 bilhão na economia paulista e aumentar em 3,5% o poder de compra das famílias. Com isso, o setor supermercadista deve ser impulsionado e crescer 0,25% no mês, segundo o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS), apurado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).

As vendas dos supermercados no Estado de São Paulo tiveram redução de 9,38% nos últimos 12 meses. Com a redução de 11,74% no faturamento real em outubro, o setor supermercadista acumula queda de 10,28% no ano.

Segundo a Apas, os resultados refletem os impactos duradouros da pandemia da covid-19, que alteraram hábitos dos consumidores.

Além disso, para o economista-chefe da Apas, Diego Pereira, a inflação diminuiu a capacidade de compra do consumidor e impactou o desempenho do setor.

“Existe a expectativa de uma desaceleração da economia em 2022. No último dado divulgado pelo IBGE, a projeção de crescimento da indústria alimentícia foi reduzida. A decisão envolve uma série de fatores, como a elevação da taxa de juros, a redução da oferta de crédito e os impactos estruturais, como o alto custo da energia elétrica no País”, explica.

Imagem: ShutterStock

Sair da versão mobile