Autora ensina lições sobre liderança

Lucila Mara Sbrana Sciotti desembarca em Rio Preto para lançar o livro Horizontes para a liderança – Para onde nos levam nossos modelos, crenças e ações (Editora Senac São Paulo). O lançamento é nesta quinta-feira, 9, às 19h30, no Riopreto Shopping Center. A entrada é gratuita. O livro é baseado na vivência profissional e na própria busca de Lucila em caminhos para a organização de ambientes saudáveis e respeitosos.

Lucila é superintendente de operações do Senac São Paulo, doutora e mestre em educação e coordena 60 unidades Senac no estado de São Paulo. A escritora conta que decidiu escrever o livro porque, ao longo da sua carreira de gestora, mais fortemente a partir de 1998, ela vem refletindo sobre o papel do gestor e o impacto de suas atitudes na equipe. “Alguns gestores nos inspiram, pois estimulam a construção de ambientes acolhedores, respeitosos e produtivos. Outros, ao contrário, querem se impor pelo medo e pelo autoritarismo.”

O livro é indicado principalmente para gestores, de qualquer área ou âmbito. “Exercemos o papel de liderança não somente quando temos o papel de chefe. A coordenação de um grupo ou projeto nos abre também a possibilidade de atuarmos como líderes.” A principal proposta do livro, segundo Lucila, é de que cada gestor reflita sobre suas próprias atitudes, para identificar quais valores, modelos e crenças elas carregam. “Alguns perfis de liderança são analisados, como ser autoritário ou democrático; impositivo ou inspirador; centralizador ou disseminador, etc.”, explica.

Sair da versão mobile