Enquanto o e-commerce no Brasil cresceu apenas 2% em 2022, segundo relatório da Nielsen|Ebit, o setor de alimentos e bebidas apresentou um crescimento de pedidos de 82,8%, comprovando a migração dos consumidores brasileiros para a compra digital neste segmento.
Nesse cenário, a Páscoa, que não era uma data comemorativa do e-commerce, se tornou uma aposta interessante para as lojas virtuais. No entanto, para ter sucesso na venda digital é preciso planejamento para antecipar as demandas dos consumidores, oferecendo ofertas personalizadas que façam sentido para a celebração da Páscoa e podem ir além dos chocolates.
A Banca do Ramon, e-commerce de alimentos premium, planejou uma ação específica para a Páscoa utilizando a ferramenta de Fluxos Customizados de Automação de Marketing da Edrone para personalizar a comunicação de ofertas dos produtos mais procurados nessa época do ano.
Foram selecionados quatro produtos: azeite, azeitona, vinhos e bacalhau, cada um com uma oferta personalizada pela Agência Sanders e um fluxo de automação customizado. “Dentre as ações planejadas, personalizamos as comunicações que iriam apenas para os clientes da cidade de São Paulo, podendo mostrar o benefício da entrega em até 24 horas. Bem como mensagens de pós-venda específicas para vinhos com dicas de harmonização de sabores e até mesmo como se livrar das manchas de vinho na roupa”, conta Suelen Pereira, analista de Customer Success na Edrone.
O resultado foi um aumento de 102% no faturamento de março, em relação ao mês anterior, com o dobro de negócios impactados pelos e-mails automatizados, dobrando também o número de pedidos no período.
Outros destaques da Páscoa 2024
As automações de marketing da Edrone também foram usadas para potencializar as vendas de outros clientes na Páscoa 2024. Um e-commerce de alimentos com foco em camarão teve um aumento de 50,4% no valor dos pedidos de março em relação aos de fevereiro, com impacto de 70% nas vendas pelos fluxos automatizados. No segmento de doces, o crescimento foi em torno de 25% com mais de 200 pedidos extras realizados pela automação em diferentes clientes da área.
As automações de marketing podem ser um grande trunfo para os e-commerces em datas comemorativas e ao longo do ano.
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