Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Google pode começar a cobrar por buscas com sua Inteligência Artificial generativa

Os planos de assinatura poderiam ser uma forma encontrada pela empresa para cobrir os custos do processamento por IA

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Google pode começar a cobrar por buscas com sua Inteligência Artificial generativa

O Google está avaliando cobrar pelas pesquisas realizadas em seu mecanismo de busca que façam uso de Inteligência Artificial (IA), segundo o Financial Times. Se for concretizado, o plano seria um desvio do modelo de negócios da companhia, que oferece serviços gratuitos baseados na extração de dados dos usuários para a venda de publicidade.

Segundo a reportagem, usuários teriam que pagar uma assinatura premium para ter acesso aos novos recursos de pesquisa, que trariam respostas similares ao ChatGPT. Os usuários pagantes continuariam a ver anúncios na ferramenta, tal como os não pagantes, que teriam acesso apenas ao mecanismo de busca tradicional. No ano passado, o Google lançou para alguns usuários a versão da sua ferramenta de buscas com IA generativa.

Os planos de assinatura poderiam ser uma forma encontrada pela empresa para cobrir os custos do processamento por IA, que são mais caros do que das buscas tradicionais. Há relatos de que a Microsoft e a OpenAI, do chatGPT, estão planejando construir um supercomputador chamado Stargate em conjunto com um data center, no valor de US$ 100 bilhões (aproximadamente meio trilhão de reais) para suprir a demanda crescente de processamento do serviço de inteligência artificial da OpenAI.

A notícia, que sinaliza que a empresa está buscando alternativas ao seu modelo baseado em publicidade, fez com que as ações da Alphabet caíssem cerca de 1%.

“Não estamos trabalhando ou considerando uma experiência de pesquisa sem anúncios. Como já fizemos muitas vezes antes, continuaremos a desenvolver novos recursos e serviços premium para aprimorar nossas ofertas de assinatura no Google”, disse a empresa à Reuters, quando questionada.

O buscador do Google vem enfrentando grande concorrência desde o lançamento do ChatGPT, no final de 2022, e a inclusão do Copilot, IA da Microsoft, no rival Bing, além de competidores pouco prováveis como o TikTok.

Com informações de Estadão Conteúdo(Henrique Sampaio).
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: comérciocomportamentoEconomiaempresasestratégiaGeminigoogleIAinovaçãoInteligência Artificial Generativamercadomercado&consumonegóciosserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

La Pastina estreia no segmento de destilados com o lançamento da Inspirits

de Redação 15 de maio de 2025

Amazon é a varejista mais valiosa de 2025, com valor de US$ 866 bilhões, aponta Kantar

de Redação 15 de maio de 2025

Com descontos de até 70%, Amazon realiza a 10ª edição da Book Friday

de Redação 15 de maio de 2025

Custo de cesta básica ideal para uma pessoa chega a R$ 432 em abril

de Redação 15 de maio de 2025

Alibaba quase quadruplica lucro, mas decepciona expectativas do mercado

de Redação 15 de maio de 2025

Casas Bahia: prejuízo líquido cresceu 56,3% no 1º trimestre

de Redação 15 de maio de 2025

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

de Redação 15 de maio de 2025

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

de Felipe Mario 15 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile