A combinação de painéis de LED com inteligência artificial (IA) está transformando a publicidade ao oferecer campanhas dinâmicas e personalizadas. Essas tecnologias se destacam pela capacidade de adaptar anúncios em tempo real com base no comportamento, localização e preferências do público, criando experiências mais envolventes para os consumidores, tanto em ambientes internos quanto externos.
Segundo Odair Tremante, CEO da Leyard Planar Brasil e América Latina, os painéis de LED estão redefinindo a forma como marcas interagem com seus clientes.
“Em lojas e shoppings, os painéis de LED podem ser utilizados para criar vitrines interativas. Um exemplo disso é a integração de sistemas de captura de movimento, nos quais, dependendo do tempo que o consumidor observa um produto, o sistema detecta essa ação e, de forma instantânea, exibe uma mensagem personalizada no painel. Esse tipo de interação impulsiona a decisão de compra no momento exato e proporciona uma experiência envolvente”, explica.
A IA potencializa a personalização ao ajustar os anúncios com base em dados em tempo real, como o estado emocional ou histórico de interações do consumidor. Para Tremante, essa inovação “torna as campanhas mais assertivas e aumenta as chances de engajamento”.
Até 2026, 76% das empresas de varejo utilizarão soluções de IA
Até 2026, 75% das empresas de varejo utilizarão soluções de IA para criar dados sintéticos de clientes, que imitam dados reais, segundo o relatório Perspectivas da Agenda CIO para a Indústria e o Varejo, da Gartner. No entanto, o estudo aponta que, atualmente, menos de 5% fazem isso. Em outras palavras, se hoje apenas um a cada 20 concorrentes está tecnologicamente à frente, dentro de um ano e meio, três a cada quatro estarão nessa posição.
De acordo com o levantamento da Gartner, nove em cada dez varejistas planejam implementar IA até 2025 para tornar as experiências dos clientes mais personalizadas e eficientes. Isso tem levado o setor a adotar tecnologias de IA para otimizar operações, melhorar o atendimento e aumentar a competitividade. Estimativas da plataforma alemã Statista apontam que o mercado global de soluções de IA no varejo deve alcançar US$ 31 bilhões até 2028, um crescimento de 190% em relação aos atuais US$ 10,7 bilhões.