Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Microsoft desafia Amazon em parceria com maior supermercado dos EUA

  • de Redação
  • 6 anos atrás

Kroger e Microsoft estão unindo forças para trazer a facilidade do comércio online para os supermercados tradicionais. A Kroger, maior rede de supermercados dos EUA, reformou duas unidades para testar as novidades, que incluem “prateleiras digitais” que mostram anúncios e alteram preços automaticamente, além de sensores que monitoram os produtos e ajudam o público a passar mais rápido pelos corredores.

A Kroger pode lançar o sistema baseado em nuvem desenvolvido com a Microsoft em todas as suas 2.780 lojas.

A aliança é mais um exemplo do uso de tecnologias de dados por varejistas americanas para melhorar a rotina de comprar comida — e para enfrentar a Amazon.com, que está empenhada em ampliar sua participação no varejo de alimentos dos EUA, que movimenta US$ 860 bilhões.

Para a Microsoft, é uma oportunidade de expandir o negócio de nuvem, que está atrás do da Amazon, mas conquistou clientes como Kroger e Walmart, que se recusam a enriquecer ainda mais o fundador da gigante online, Jeff Bezos. A Kroger espera vender a tecnologia para outras varejistas, criando uma nova fonte de receita, com margem de lucro maior do que a obtida na venda de alimentos.

“Juntos podemos criar algo que não poderíamos separadamente”, disse o presidente da Kroger, Rodney McMullen, ao lado do presidente da Microsoft, Satya Nadella, durante entrevista coletiva.

Nas duas lojas que participam dos testes, localizadas perto das sedes da Kroger e da Microsoft, em Cincinnati e Redmond, respectivamente, consumidores que usam o aplicativo de autoatendimento da Kroger são guiados para encontrar os itens de sua lista de compras. Quando chegam ao corredor, a prateleira digital mostra um ícone personalizado abaixo do produto escolhido. No teto, há dispositivos que processam dados e monitoram itens que faltam. Sensores alertam funcionários se a temperatura das geladeiras esquentar.

As prateleiras inteligentes acendem e ajudam funcionários a recolher itens encomendados pelo serviço online que permite ao consumidor receber as compras no estacionamento da loja. Segundo as empresas, esse sistema reduz pela metade o tempo gasto para processar uma encomenda.

O software de inteligência artificial da Microsoft prevê idade e sexo do consumidor, ajudando empresas como Procter & Gamble, PepsiCo e Kraft Heinz a adaptar anúncios a perfis específicos. A Kroger também pretende ajustar produtos e anúncios a preferências dos usuários, como alimentos sem glúten, se tiver permissão. O mix de publicidade pode incluir trailers de filmes.

A Kroger não é a primeira grande varejista a colocar dados valiosos e tarefas nas mãos da divisão de nuvem Azure, da Microsoft. Macy’s, Walmart e a rede europeia de supermercados Ahold Delhaize também escalaram a Microsoft, preferindo não comprar tecnologia crítica da Amazon.

Um aspecto único da parceira é o plano da Kroger de vender a tecnologia a outras varejistas, muitas das quais já estão em fase de testes. A receita poderia ajudar a Kroger a atingir a meta de gerar US$ 400 milhões adicionais em lucro operacional até o fim de 2020. O plano inclui reformar lojas, alterar a oferta de produtos e fortalecer as iniciativas online. Os investimentos em tecnologia da empresa incluem galpões operados por robôs e entrega automática de alimentos.

Fonte: Bloomberg

*Imagem reprodução

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: amazonarmazenamento de dadosatendimento personalizadoIntegração de CanaisInteligência ArtificialKrogerMicrosoftnuvemomnichannelonlineprateleiras inteligentessupermercadotecnologia

Conteúdo Relacionado

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

de Redação 19 de maio de 2025

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile