Natura, Havaianas e Petrobras lideram ranking de marcas que representam o Brasil

Levantamento revela expectativas da população em relação ao papel social das empresas

Natura lidera mercado de beleza na América Latina

Cinco em cada dez brasileiros acreditam que existem marcas que representam bem o Brasil. Natura (10%), Havaianas (7%), Petrobras (6%), Guaraná Antárctica (2%) e O Boticário (2%) estão entre as mais mencionadas. As informações são da pesquisa “Brasilidades: quantos Brasis cabem no Brasil?”, conduzida pela MindMiners com 2.400 pessoas de todas as regiões do País.

O estudo buscou entender como as marcas contribuem para o senso de identidade nacional em um país com diferentes realidades culturais e regionais. A coleta de dados abrangeu homens e mulheres maiores de 18 anos das classes A, B e C.

“A presença dessas marcas no topo do ranking demonstra como elas se conectam emocionalmente com os consumidores, seja por meio de produtos icônicos, pela valorização da brasilidade ou por sua história e impacto social e ambiental”, afirmou Danielle Almeida, CMO da MindMiners.

A pesquisa também revelou que 67% dos entrevistados acreditam que as marcas deveriam ter mais responsabilidade social. Os principais pontos de expectativa incluem: salários justos e boas condições de trabalho (68%), sustentabilidade ambiental (67%), apoio a projetos sociais (57%), investimento em educação e capacitação (55%), incentivo à diversidade e inclusão (49%), acesso a produtos e serviços essenciais (44%) e posicionamento em questões sociais (42%).

Ao serem questionados sobre marcas que impactam positivamente o Brasil por meio de ações sociais, ambientais e culturais, os entrevistados citaram Natura (14%), Petrobras (6%), Itaú (4%), O Boticário (3%) e Banco do Brasil (3%). Ainda assim, 21% não souberam responder e 11% afirmaram que nenhuma marca desempenha esse papel de forma significativa.

“Hoje, mais do que oferecer produtos de qualidade, as marcas precisam demonstrar compromisso com causas que impactam a sociedade e o meio ambiente. Esse movimento se alinha com uma tendência global de consumo consciente, em que os clientes valorizam cada vez mais empresas que assumem responsabilidade social e contribuem para um futuro mais sustentável”, disse Danielle.

A pesquisa também mapeou a percepção regional. No Norte, 48% dos entrevistados identificam marcas representativas da região, como Natura (10%), O Boticário (2%) e Havaianas (2%). No Nordeste, o índice foi de 51%, com destaque para Natura (4%), Petrobras (3%) e Vitarella (2%). No Centro-Oeste, 45% citaram marcas locais, sendo Natura (6%) a mais lembrada. No Sudeste, 35% identificam marcas com representação regional, com Natura (4%), Havaianas (2%) e Petrobras (2%) entre as mais citadas. No Sul, 41% apontaram O Boticário (3%) e Natura (2%).

Diante do cenário, a Natura aparece como a marca mais mencionada nacionalmente e em quatro das cinco regiões. Além disso, 48% dos brasileiros afirmam que comprariam mais produtos de empresas que representassem melhor suas culturas e regiões.

“Empresas que adotam práticas sustentáveis, apoiam causas sociais e celebram a diversidade do Brasil conquistam não apenas a lealdade do consumidor, mas também um espaço no imaginário coletivo da população”, afirmou Danielle.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile