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Home Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

A loja tradicional, antes um simples escritório de atendimento ao cliente, transformou-se na Casa Plenitude

  • de Redação
  • 10 horas atrás

A Plenitude, marca de produtos de energia do Eni Group, é um dos cases inovadores apresentados no “Retail Innovations 2025”, vigésima edição do estudo realizado pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias internacionais, que traz as principais inovações do varejo por todo o planeta.

O Eni Group é uma multinacional italiana de energia que opera nos setores de petróleo, gás natural e energia renovável. Sua subsidiária, Plenitude, integra produção de energia renovável, venda de energia e infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, atendendo a mais de 10 milhões de clientes em todo o mundo.

Em 2017, o Eni Group lançou a “Eni Gas e Luce” para atender os mercados de gás e eletricidade em canais B2C e B2B. Logo, expandiu-se para produtos relacionados, como caldeiras, sistemas de ar-condicionado, seguro de energia e novas categorias, como dispositivos domésticos inteligentes e serviços de telecomunicações, por meio de parcerias. Essa evolução levou à mudança de marca em 2022 para Plenitude, refletindo seu foco sustentável.

Agora uma empresa de benefícios, a Plenitude impulsiona a adoção de energia renovável, oferecendo painéis fotovoltaicos, soluções de carregamento de veículos elétricos e iniciativas neutras em carbono. A loja tradicional, antes um simples escritório de atendimento ao cliente, transformou-se na “Casa Plenitude”. Esses espaços modernos combinam vendas com consultoria especializada, ajudando os clientes a adotar soluções mais verdes para um futuro mais sustentável.

“A Plenitude conseguiu evoluir de um formato básico baseado em produtos e serviços tipicamente percebidos como ‘commodities’ para um projeto evolutivo baseado em ‘educação e entretenimento’ e engajamento, ajudando os clientes a entenderem as diferentes opções e a decidir com base em informações. O sucesso do projeto é confirmado pelos KPIs que convenceram os franqueados, nos quais a rede se baseia principalmente, a fazer os investimentos necessários para transformar suas lojas. Um aprendizado importante é que, se você conseguir conquistar a confiança dos clientes em um ambiente facilitador, poderá facilmente ampliar o portfólio de produtos e serviços com uma abordagem colaborativa”, afirma o relatório do Grupo Ebeltoft.

Plenitude

“Se você conseguir conquistar a confiança dos clientes em um ambiente facilitador, poderá facilmente ampliar o portfólio de produtos e serviços com uma abordagem colaborativa”

Por que é inovador?

Educação e entretenimento

A Casa Plenitude oferece educação interativa sobre sustentabilidade por meio de consultores e do autoatendimento “Greenwall”. Este recurso interativo permite que os clientes explorem tecnologias verdes e seu potencial sinérgico, enfatizando a eficiência e o uso de energia renovável.

Omnichannel

O Greenwall também atua como parte de um ecossistema omnichannel, com ferramentas de realidade aumentada, pontos de engajamento externo e comunicações digitais na loja para transmitir valores e promoções, promovendo o consumo responsável de energia.

Sustentabilidade

Da produção de energia ao uso responsável, as lojas da Plenitude, certificadas pelo LEED, incorporam recursos sustentáveis, como purificadores de ar naturais alimentados por plantas e nanomateriais avançados para melhorar a qualidade do ar interno.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Notícias, Tecnologia, Varejo
  • Tags: clienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumoEbeltoftenergiaEni GroupESGinovaçãomercadonegóciosPlenitudesustentabilidadetecnologiaVarejistasvarejo

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