Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
    • M&C Franchising
    • M&C Capital
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Quase metade dos bares e restaurantes tem dívidas atrasadas no Brasil

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Quase metade dos bares e restaurantes tem dívidas atrasadas no Brasil

Quase metade dos bares e restaurantes do País estão com dívidas vencidas com impostos, fornecedores ou serviços públicos. Essa é a situação de 42% dos estabelecimentos pesquisados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O estudo foi realizado com 2.615 empresários entre os dias 24 e 31 de junho.

Entre as empresas que têm débitos em atraso, 80% devem impostos federais, como Imposto de Renda, PIS/Cofins ou parcelas do Simples. Além disso, 53% possuem dívidas relacionadas a impostos estaduais, 35% encargos trabalhistas, 26% taxas municipais, 26% serviços de água/luz/gás/telefonia, 22% têm débitos com fornecedores de insumos e 19% estão com o aluguel atrasado.

A pesquisa também revelou que 21% dos bares e restaurantes trabalharam com prejuízo em maio, mantendo o mesmo índice do mês anterior. No entanto, houve um aumento no número de empresas que obtiveram lucro (de 37% em abril para 43% em maio) e uma diminuição das empresas em equilíbrio financeiro (de 41% para 35%).

“Tivemos um aumento do número de empresas com pagamentos em atraso, principalmente impostos federais e estaduais. Hoje cerca de 10% do faturamento, em média, está comprometido com dívidas. Isto no momento em que discutimos no Congresso a reforma tributária. O que se desenha hoje pelo texto da reforma, com a alíquota cheia, é que as empresas que estão operando no setor na modalidade de lucro real cheguem a pagar até 100% a mais de impostos, e aquelas que estão em lucro presumido, 40% a mais. É uma carga inaceitável em qualquer circunstância, especialmente em um momento tão delicado para o setor”, diz o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

Impacto da reforma

A aprovação da reforma tributária em primeiro turno, nesta semana, agradou a Abrasel. A entidade, ficou satisfeita com o andamento do texto, que promete um tratamento diferenciado aos bares e restaurantes, com uma alíquota especial às empresas do setor que estão no regime de lucro real ou de lucro presumido.

Segundo a Abrasel, a decisão traz alívio ao setor de bares e restaurantes, que corria o risco de ter um aumento de mais de 100% na carga tributária para os optantes desses dois regimes. A alíquota diferenciada será estabelecida em 2024.

“Para quem está no Simples, nada muda. Porém, se fosse aplicada a alíquota cheia, de 25%, haveria um aumento estimado de mais de 100% para quem está nos regimes tributários de lucro real e lucro presumido, algo inadmissível. Com o acordo, o nosso setor estará entre aqueles, como educação e saúde, que terão uma alíquota diferenciada, a ser estabelecida no ano que vem. É uma vitória que nos permite respirar, com a certeza de que o texto está mais de acordo com a importância do nosso setor para o país”, afirmou Paulo Solmucci.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alíquotaAssociação Brasileira de Bares e Restaurantesbares e restaurantesBrasilcrisedébitodébitosdívidadívidasEconomiaempresasencargosestratégiaFood Servicefoodserviceimpostosmercadomercado&consumonegóciosreforma tributáriataxas

Conteúdo Relacionado

Com dívidas de R$ 5,1 bilhões, Oncoclínicas entra com pedido de recuperação extrajudicial

de Redação 14 de julho de 2026

CNPE aprova elevação temporária do teor de etanol na gasolina de 30% para 32%

de Redação 14 de julho de 2026

Produtos de beleza e alimentos lideram vendas no Amazon Prime Day; veja os mais comprados

de Redação 14 de julho de 2026

JPMorgan supera projeções, mas presidente-executivo alerta para geopolítica e inflação

de Redação 14 de julho de 2026

Bank of America supera expectativas de lucro e receita no 2º trimestre

de Redação 14 de julho de 2026

Goldman Sachs supera projeções e aprova aumento de dividendo trimestral

de Redação 14 de julho de 2026

Embraer lança jato executivo com sistema de pouso automático

de Redação 14 de julho de 2026

Omo Lavanderia mira expansão da rede de franquias de 200 para 500 unidades

de Bruna Lencioni 14 de julho de 2026
Voltar ao topo

Sair da versão mobile