Vendas em shopping centers cresceram 8,6% em agosto

De acordo com o Monitoramento de Mercado da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor de shopping centers fechou o mês de agosto com alta de 8,6% no comparativo anual, avançando em relação a julho, com alta de 1,1%. Além disso, no mês, as vendas em shoppings centers mostraram crescimento superior ao registrado pelas lojas de rua, que cresceram 7,8%.

Impulsionado pelo Dia dos Pais, o setor registrou desempenho superior ao mercado. De acordo com Glauco Humai, presidente da Abrasce, o resultado deve-se às inovações apresentadas pelos shoppings. “Temos visto grandes movimentos dos empreendimentos quanto a novas operações, desde espaços de vendas multicanais até serviços de delivery que proporcionam aos frequentadores uma experiência única e completa e que se une aos pilares de comodidade e segurança que são reconhecidos como referência”, afirmou.

Entre os segmentos, o destaque do mês ficou por conta das lojas de vestuário, que cresceu 13,25%, seguido por perfumaria, produtos para o lar, telefonia, e artigos diversos.

O mês de agosto também ganhou destaque pelo resultado de vacância, que atingiu o menor nível de 2018, fechando em 4,5%. Este resultado é consequência do crescimento dos shoppings brasileiros e dos novos modelos de lojas que passaram a migrar para os shoppings. “Reforço sempre que os shoppings não são mais apenas centro de compras, passaram a ser espaços de conveniência com uma oferta de mix e serviços cada vez mais abrangente. Reflexo desta tendência são os índices de vacância que se mantém estáveis ou em queda”, explicou Humai.

No acumulado do ano, de janeiro a agosto, as vendas somam alta de 3,83%, em comparação ao mesmo período do ano passado. E, apesar das incertezas no ambiente político do país, a curto prazo, o setor está otimista, visto as importantes datas do varejo que se aproximam.

Entre elas está o Dia das Crianças, que mantém os shoppings otimistas, com expectativa de alta de 5% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado. A principal categoria a ser responsável por este desempenho deverá ser brinquedos, seguida por vestuário e calçados. Para atrair as famílias e crianças, os shoppings investem em atrações infantis, como teatros, cinemas e musicais.

Outras datas são a Black Friday e o Natal. “Estamos a um mês da Black Friday e a dois meses do Natal, importantes datas de movimentação do comércio. O setor tem acumulado um desempenho de crescimento em torno de 4%, o que nos deixa otimistas e confiantes em fechar dentro do previsto, com alta entre 5% e 6%”, afirmou Glauco.

De acordo com os dados da Abrasce, os shoppings brasileiros têm expectativa de crescimento de 5% nas contratações temporárias em 2018, na comparação com 2017. O segmento que disponibilizará o maior número de vagas deverá ser o de vestuário.

A expectativa é que, a partir da primeira quinzena de novembro, os shoppings já comecem a perceber essa movimentação. Para incentivar esse tipo de contratação, os empreendimentos devem fazer ações, como manter bancos de currículos e divulgar vagas no site do shopping.

*Imagem reprodução

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