Seis em cada dez consumidores já decidiram comprar presentes neste Dia das Crianças

O investimento para os presentes deve ser de até R$ 300

Seis em cada dez consumidores já decidiram comprar presentes neste Dia das Crianças

Seis em cada dez consumidores já decidiram comprar presentes para os pequeninos neste Dia das Crianças, segundo um estudo conduzido pela Alqia com clientes de sua base. O levantamento destaca que 74% deles devem investir em presentes de até R$ 300 neste ano.

Entre as categorias, brinquedos e jogos lideram a intenção de compra, com quase metade da preferência do público ouvido. Roupas e livros aparecem logo em seguida, com cerca de 15%, enquanto 9% devem presentear com experiências, como passeios especiais, visitas a parques e programação cultural.

“A pesquisa mostra mudanças de comportamento do consumidor nesse Dia das Crianças. Apesar de brinquedos seguirem na preferência das famílias, oferecer experiências para o público infantil vai ganhando o gosto do público na hora de presentear”, avalia Rodrigo Silva, diretor de Operações da Alqia.

O compromisso ambiental das marcas também é um fator decisivo para a compra, ultrapassando os critérios de preço e condições de pagamento. Enquanto 35% das pessoas ouvidas destacaram atenção às práticas ambientais das empresas, 29% mencionaram preço e condições de pagamento.

“Outro destaque é a preocupação com a agenda ESG das marcas, que se torna mais importante que descontos ou promoções para a decisão de compra, refletindo a preocupação do público com a urgência climática diante da seca que se impõe em todo o país e as enchentes mais frequentes no sul. Esse indicador deve pautar o varejo nos próximos anos”, conclui Silva.

Para a pesquisa, a Alqia ouviu 42.597 clientes em 11 empreendimentos localizados em todo o país, como Shopping Metrô Tucuruvi, SuperShopping Osasco, Shopping Granja Vianna e Pátio Cianê Shopping, em São Paulo; Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro; Shopping Uberaba e Uberlândia Shopping, em Minas Gerais; Shopping Paralela, na Bahia; Shopping Pátio Maceió, em Alagoas; e Via Verde Shopping, no Acre.

Volume de vendas na data

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o volume de vendas para o Dia das Crianças em 2024 atinja R$ 9,35 bilhões. Se confirmada, essa projeção representa um crescimento de 2,6% em relação a 2023. O Dia das Crianças é considerado o terceiro evento mais importante do calendário de vendas do varejo no Brasil, atrás do Natal e do Dia das Mães.

“Essa é uma data que continua sendo chave para o comércio. As condições do mercado de trabalho e a melhoria no rendimento das famílias são os fatores que nos permitem projetar um crescimento de vendas neste ano”, afirma José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.

Imagem: Shutterstock

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