Elon Musk estuda plano para colocar “paywall” no Twitter

Ideia do bilionário é consequência da perda de dinheiro que pode resultar do plano de assinatura da rede

Musk exige 'comprometimento hardcore' de funcionários do Twitter

Os planos de Elon Musk para enxugar os custos operacionais do Twitter podem adicionar um paywall à plataforma. De acordo com o site americano Platformer, a ideia do bilionário é consequência da perda de dinheiro que pode resultar do Twitter Blue, plano de assinatura atual da rede, que permite que usuários tenham ferramentas exclusivas e o selo de verificação de forma automática. Após Musk anunciar que membros do plano veriam apenas metade dos anúncios veiculados no site, equipes internas do Twitter começaram a se preocupar que a ação trouxesse prejuízo à empresa.

Assim, uma das soluções para recuperar o dinheiro perdido seria adicionar uma camada paga para todos os usuários da rede. O recurso deve funcionar como um paywall: usuários terão alguns minutos ou horas gratuitas para acessar a rede social durante o mês, mas, caso queiram passar mais tempo no Twitter, teriam de pagar um valor fixo.

A nova assinatura, porém, pode demorar um pouco mais para chegar aos usuários – diferentemente de outras ideias de Musk, rapidamente implementadas no Twitter. Segundo o Platformer, fontes na companhia afirmam que os funcionários que trabalham diretamente com os projetos de Musk estão bastante dedicados ao Twitter Blue. A ferramenta tinha sido liberada para os usuários no fim de semana, mas foi retida por conta das eleições de meio de mandato para o Congresso nos Estados Unidos.

Demissões no Twitter

Desde a semana passada, o Twitter vem promovendo demissões em massa. Espera-se que metade ou até 75% dos 7,5 mil funcionários sejam desligados. No Brasil, times inteiros estão em suspenso, sem saberem se estão demitidos.

Elon Musk citou uma queda de receita da empresa, culpando a pressão de ativistas nos anunciantes para interromper as publicidades pagas, “apesar de que nada mudou com a moderação do conteúdo”.

“O Twitter teve uma queda massiva em receita, devido aos grupos de ativistas fazendo pressão em anunciantes, mesmo que nada tenha mudado com moderação de conteúdo e que tenhamos feito tudo o que pudemos para apaziguar os ativistas. Totalmente zoado! Eles estão tentando destruir a liberdade de expressão nos Estados Unidos”, publicou Musk.

Com informações de Estadão Conteúdo (com agências internacionais).
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile