Com impulso da Black Friday, vendas no varejo sobem 1,4% em novembro

Feriado do Dia da Consciência Negra pode ter impulsionado o setor de Recreação e Lazer

Com impulso da Black Friday, vendas no varejo sobem 1,4% em novembro

As vendas no varejo cresceram 1,4% em novembro, em relação ao mesmo mês no ano anterior, descontada a inflação. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento foi de 6,3%. Os dados são do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA).

Sem descontar a inflação, o varejo cresceu 6,3%, registrando um avanço de 6% no e-commerce e de 6,4% no comércio físico. O fato de novembro de 2024 ter um dia útil a menos do que no ano anterior impediu um crescimento ainda maior, aponta o relatório da empresa de pagamentos.

A Black Friday trouxe um importante impulso para o varejo em novembro. A data, famosa por promoções e ofertas, registrou crescimento relevante em relação ao ano passado”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. Ele também diz que o feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado pela primeira vez em território nacional, pode ter impulsionado o setor de Recreação e Lazer, que registrou alta no mês.

Os macrossetores de Serviços e Bens Não Duráveis apresentaram alta no faturamento de 4,6% e 1,1%, respectivamente. No caso de Serviços, o segmento que mais se destacou foi Turismo e Transporte. Em Bens Não Duráveis, a maior variação positiva foi no setor de Drogarias e Farmácias.

O macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis teve queda de 0,9% no faturamento. Nessa categoria, o segmento de Materiais para Construção registrou o pior resultado.

Segundo o ICVA, o varejo brasileiro passou por mais uma edição da Black Friday com resultados bastante positivos, atingindo as maiores vendas desde o período pré-pandemia, pela primeira vez. Grandes varejistas como Magalu e Mercado Livre registraram, na última sexta-feira, 29, as maiores vendas de sua história no período.

O Mercado Livre bateu o recorde de vendas na Black Friday, enquanto o  Magalu vendeu mais de R$ 1,2 bilhão em produtos só na sexta-feira, com crescimento para todos os seus canais de vendas, tornando essa a melhor Black Friday da história da varejista brasileira. A empresa teve um aumento de 16% no número de clientes que compraram, em comparação com a data no ano passado.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile