A edição de 2024 da Comic Con Experience, o maior festival de entretenimento do mundo, começou na última quinta-feira, 5, e a Fanlab marcou presença no evento. Em seu terceiro ano de participação, a marca busca se consolidar no mercado geek, fortalecendo o DNA de suas operações. A equipe da Mercado&Consumo esteve presente e realizou a cobertura dos melhores momentos da feira.
Com uma loja exclusiva no festival, a Fanlab, marca de cultura pop da Riachuelo, apresentou lançamentos de produtos voltados ao público geek, inspirados nos universos fantásticos de filmes, séries e games. O espaço contou com áreas temáticas do mundo mágico de Harry Potter, Star Wars, universos de jogos, entre outros.
“Nós, da Fanlab, estamos trabalhando para trazer cada vez mais credibilidade à nossa marca. Nosso principal objetivo é não perder o DNA da nossa operação”, explica Felipe Coelho, head da marca. Ele também destaca que a Fanlab, além de atuar no universo de filmes, séries e games, está expandindo sua presença em outras frentes que têm ganhado destaque.
“No passado, animações não eram uma categoria tão relevante em feiras como esta. Hoje, com a ascensão de personagens como Stitch e Hello Kitty, estamos trazendo essas referências para atrair todos os tipos de clientes”, acrescenta.
Todas as coleções apresentadas durante a CCXP estarão disponíveis para venda nas lojas físicas e no e-commerce da Fanlab. Os clientes poderão adquirir produtos inspirados em universos de animes como Naruto, Attack on Titan, Chainsaw Man e Spy Family. Para os fãs de games, itens relacionados a Zelda, Mario, Sonic, Animal Crossing, Alex Kidd, PlayStation, The Last of Us e League of Legends (Arcane) estão entre os destaques.
Marca democrática e inclusiva
Um dos desafios da Fanlab atualmente é se tornar uma marca acessível e democrática para diversos públicos e consumidores. “O nosso maior desafio hoje é o custo-benefício. Eu acho que a cultura pop precisa se preocupar em ser o mais democrática possível”, comenta Coelho.
Ele cita a Riachuelo como exemplo. Segundo ele, a “marca-mãe” da Fanlab tem como principal objetivo democratizar a moda. “Não pode ser diferente na Fanlab. Porém, sabemos que é uma loja satélite voltada para um público específico, onde não haverá a mesma disponibilidade que uma loja de departamento”, explica.
Oferecendo peças diversas e exclusivas, outro desafio da marca é a precificação. “Ao mesmo tempo em que você melhora a qualidade e o tipo de produto que está entregando, também enfrenta o desafio da precificação”, conclui.