Promovido pela Coca-Cola Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o curso de capacitação em sustentabilidade Tempero Sustentável alcançou, em um ano e seis meses, a marca de quase 30 mil certificados emitidos. Disponível gratuitamente, o curso é composto por cinco vídeos curtos, totalizando 11 minutos. Ao final, todos os profissionais do setor de alimentação fora do lar, incluindo donos de estabelecimentos, gestores e funcionários, recebem um certificado de conclusão.
Com essa iniciativa, a Coca-Cola Brasil e a Abrasel têm como objetivo incentivar a adoção de práticas e processos sustentáveis, inclusivos e transparentes em bares, lanchonetes e restaurantes, de forma simples e prática, para que esses negócios se tornem mais sustentáveis, diversos e eficientes no dia a dia.
No curso, os participantes aprendem o conceito de ASG (Ambiental, Social e Governança), amplamente utilizado no mercado, e sua relevância para os negócios de alimentação fora do lar. Cada videoaula aborda um dos pilares da sigla, apresentando exemplos práticos e fáceis de implementar em bares e restaurantes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Abrasel em parceria com o Sebrae, 74% dos clientes consideram “muito importante” que os estabelecimentos adotem práticas para minimizar ou reduzir o impacto ambiental. Por isso, parte do curso é dedicada a tratar desse tema.
A agenda social também se destaca como uma prioridade no setor. A mesma pesquisa revelou que 76% dos clientes consideram “muito importante” que bares e restaurantes desenvolvam ações voltadas à inclusão social, tanto para seus empregados quanto para as comunidades ao redor.
Segundo Luiza Campos, líder de ASG da Abrasel, a formação gratuita pode ser um grande diferencial competitivo para bares, restaurantes e lanchonetes, permitindo a implementação dessas práticas de forma rápida e eficiente.
Imagem: Midjourney