Grupo Azzas anuncia fim das marcas Dzarm e Reversa e avalia situação da Baw

Empresa concluiu um estudo de revisão de portfólio de marcas com foco em melhorar a 'alocação de capital'

Grupo Azzas anuncia fim das marcas Dzarm e Reversa e avalia continuidade da Baw

O grupo varejista de moda Azzas (AZZAS 2154 S.A.) decidiu descontinuar as marcas Dzarm, Reversa (linha feminina da Reserva), Alme e Simples, no maio movimento feito após a fusão entre Arezzo&Co e Grupo Soma. Em comunicado divulgado ao mercado nesta segunda, 9, a empresa disse que concluiu um estudo de revisão do portfólio de marcas com foco em melhorar sua “alocação de capital”.

“A companhia conduziu um processo detalhado, com a ajuda de assessores externos, que levou em consideração fatores como o potencial de crescimento, capital alocado, retorno sobre capital empregado (ROCE) e geração de caixa das suas marcas, buscando simplificar seu portfólio e maximizar o retorno aos acionistas”, afirmou, no comunicado, o diretor financeiro, corporativo e de Relações com Investidores do Azzas, Rafael Sachete da Silva.

A empresa está, ainda, avaliando “alternativas estratégicas” para as marcas Baw, Paris-Texas e Troc. Essas marcas somadas representaram um faturamento bruto de, aproximadamente, R$ 411 milhões nos doze meses encerrados em 30/09/2024. Isso significa aproximadamente 3% do faturamento bruto da companhia e seu Ebitda combinado é próximo do breakeven.

Além do fim das marcas Dzarm, Reversa, Alme e Simples e da avaliação de Baw, Paris-Texas e Troc, a empresa fez alterações dentro do portfólio que permanece ativo. As marcas Brizza e Fábula passam, agora, a ser categorias de produto das marcas Arezzo e Farm, respectivamente e, as marcas Carol Bassi e Foxton serão transferidas para as unidades de negócio Vestuário Feminino e Vestuário Masculino, respectivamente.

Ainda de acordo com Silva, os movimentos “visam aumentar a eficiência na gestão das respectivas marcas bem como otimizar a alocação de capital do grupo”. A empresa argumenta que “movimentos de revisão de portfólio são “processos naturais na indústria de moda global”.

O grupo Azzas diz que espera concluir todo o processo de otimização do portfólio até o dia 28 de fevereiro de 2025 e não antecipa incorrer em despesas-caixa relevantes. “Levando em consideração o estágio das marcas, o
término desse processo deve gerar também um impacto positivo no capital empregado, principalmente no que diz respeito à redução de estoques.”

Além de Dzarm, Reversa, Alme, Simples, Baw, Paris-Texas e Troc, é dona de Arezzo, Schutz, Vans, Anacapri, Farm, Hering, Animale e Reserva.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile