A necessidade de encontros sociais fez o consumidor voltar a frequentar bares e restaurantes. O aumento de preços no cardápio, porém, fez frequência diminuir. Encontrar pratos mais baratos e gostosos (45%) é um dos principais desejos apontados na 6ª edição da pesquisa “Alimentação hoje: a visão do consumidor”, da Galunion.
Apesar de buscar preços mais atrativos, 34% dos consumidores esperam que o estabelecimento não sacrifique a qualidade dos produtos. Outros 15% buscam experiência e hospitalidade.
Mas o que a grande maioria deseja (95%) é encontrar novidades em alimentos e bebidas. Para Nathalia Royo, responsável por Inteligência de Mercado e Marketing na Galunion, é importante entender quais as tendências mais buscadas pelos consumidores e integrar opções de cardápio que atendam essas necessidades.
“A tendência de uso de ingredientes naturais, por exemplo, é um movimento crescente no mercado e já mostrava potencial durante a pandemia, época em que os consumidores passaram a valorizar ainda mais a saudabilidade. Com um consumidor cada vez mais protagonista, oferecer tais produtos junto com flexibilidade é uma forma de atender a diferentes demandas do consumidor de uma forma executável para o seu negócio”, afirma.
Entre as tendências culinárias apontadas pelos consumidores estão:
– Utilizar produtos feitos com ingredientes naturais (42%)
– Oferecer produtos de café da manhã servidos a qualquer hora do dia (40%)
– Oferecer pratos e bebidas que tragam conforto e nostalgia (38%)
– Utilizar fornecedores locais/artesanais (36%)
– Encontrar pratos gostosos e indulgentes (34%)
Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock